Qual é a diferença entre HDR, P3, Rec. 709, e Rec. 2020? Como isso afeta os monitores que estamos usando, tais como OLED, IPS, LED e LCD?
"HDR" é um termo genérico para conteúdo de "faixa dinâmica alta", que significa sistemas de vídeo ou padrões de codificação que suportam faixas de luminância maiores que as normais no conteúdo; algo além dos típicos 8 bits por componente, pelo menos para um começo. Não é, por si só, um padrão, mas o HDR pode ser uma característica de um sistema de vídeo ou padrão de codificação.
Os outros: P3, Rec. 709 e Rec. 2020 referem-se a diferentes padrões de codificação de vídeo/imagem, incluindo definições de espaço de cor, faixa dinâmica, ponto branco, resposta de tom ("gamma"), etc. O "P3" é geralmente usado para se referir ao espaço de cor definido pelo padrão da Iniciativa de Cinema Digital (DCI) para apresentação cinematográfica digital, sendo assim mais frequentemente visto como "DCI-P3". Os outros dois são padrões da União Internacional de Telecomunicações (UIT), e são mais formalmente conhecidos como Recomendação da UIT-R BT.709 ou BT.2020. O Rec. 709 foi o padrão em torno do qual a maioria dos padrões de transmissão digital/HDTV foram criados, e é equivalente em termos da gama de cores ao espaço sRGB (mas não é idêntico em outros detalhes). O Rec. 2020 é um padrão mais recente para vídeo digital, e apresenta (entre outras atualizações) uma gama de cores muito mais ampla e suporte para conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR). É o padrão destinado para uso com TV "UHD" (sistemas "4K" e "8K").
Como tudo isso afeta os monitores/TV, seja qual for a tecnologia, é que essas telas precisam ser projetadas com um ou mais desses padrões em mente, a fim de exibir adequadamente o vídeo criado sob um determinado padrão.