Por que o Android tem muitos aplicativos gratuitos com anúncios?
Existem na verdade 3 maneiras de rentabilizar (rentabilizar se você for dos EUA) os aplicativos. Cada estratégia dependeria da natureza do aplicativo e das intenções do(s) desenvolvedor(es). Minha resposta é baseada principalmente em jogos, mas cada modelo pode se aplicar a outros gêneros.Esses modelos não levam em conta os aplicativos que são gratuitos e destinam-se a complementar uma marca ou um produto como Netflix, SkyGo ou BBC.
1) Aplicativos pagos - Os aplicativos pagos são uma raça em extinção por causa do tabu associado por muitas pessoas de pagar por aplicativos quando há uma alternativa gratuita. No entanto alguns dos melhores aplicativos são pagos, como o Minecraft, por exemplo. No entanto, cada vez mais aplicativos existentes e novos aplicativos estão confiando no modelo freemium ou para serem suportados por anúncios. Die hard fans sempre estarão preparados para pagar por produtos de nicho de desenvolvedores que se recusam a mudar seu modelo de receita.
2) Freemium - aplicativos freemium são basicamente aplicativos gratuitos que têm em compras de aplicativos. Às vezes estes também têm anúncios também como uma forma de monetização, como nos jogos Miniclip, por exemplo. Alguns aplicativos oferecem uma taxa para eliminar a publicidade, mas a maioria das pessoas não escolhe esta opção.
As histórias de sucesso como Candy Crush e Clash of Clans podem ganhar mais de $1m por dia e dependem de usuários altamente viciados. Há uma enorme variedade de formas criativas de fazer com que os usuários comprem dentro dos aplicativos e este é um assunto lateral interessante em si.
3) Anúncio suportado - Esta pode ser uma forma eficaz de monetizar e se o aplicativo der certo, então há muito dinheiro a ser feito. Flappy Bird - um jogo simples mas viciante (para alguns) estava ganhando $50k por dia em receitas de anúncios em seu auge. Isto está fora da norma, mas pode ser feito. Muitas vezes os desenvolvedores podem se enganar e os anúncios podem fazer com que o aparelho fique atrasado (como vídeos em wifi) ou se torne intrusivo. Razões como essa podem irritar o usuário e fazer com que ele pare de usar esse aplicativo. No entanto, se o aplicativo tiver uma boa base de usuários em boas geografias como EUA, Reino Unido, DE ect... e dados de usuários que podem ser analisados (device ID, portadora, Geo, Lat Long e assim por diante). As empresas de publicidade estariam preparadas para pagar mais pelas impressões.
Num ecossistema onde existem infinitas possibilidades e escolha, é uma decisão muito difícil escolher um modelo de receitas. Muitas escolhas fazem com que o usuário médio fique inconstante e pronto para deixar cair uma maçã num piscar de olhos. E um mês de história de sucesso pode ser um fracasso nos próximos meses. Aplicativos copiados podem preencher a lacuna entre vidas ou níveis em jogos freemium e anúncios intrusivos podem estragar uma grande idéia. Cada vez menos pessoas estão pagando por aplicativos para que a decisão possa realmente tomar ou quebrar o produto.
Então o motivo pelo qual muitos aplicativos gratuitos têm anúncios é porque este é um dos principais modelos e uma boa forma de monetização. Freemium com anúncios aproveita tanto os modelos de sucesso como seria o modelo que eu escolheria se tivesse uma boa idéia e fosse lançar um aplicativo.
Artigos semelhantes
- Como as pessoas ganham dinheiro ao publicar aplicativos gratuitos sem anúncios no Google Play?
- Como publicar aplicativos gratuitos sem anúncios no Google Play
- Muitos desenvolvedores de aplicativos odeiam construir aplicativos para Android?
- Quais aplicativos Android geram mais receita: aplicativos gratuitos ou pagos?