O que é Micro LED?
MicroLED é uma coisa real, um tipo de tecnologia de visualização que representa uma melhoria significativa em relação aos televisores LED que dominam o mercado actual.
LED, OLED, MicroLED
Vamos ficar um pouco técnicos (mas apenas um pouco). O tipo de tecnologia de visualização que actualmente domina o mercado é o LED, que representa o díodo emissor de luz. É também um pouco equivocado; os LEDs em questão simplesmente fornecem uma luz de fundo branca, enquanto um display de cristal líquido e camadas de polarizadores, filtros de cor e forma de vidro que iluminam as imagens em sua televisão.
LED funciona muito bem, e pode produzir uma imagem muito boa. Mas como requer um jato de luz pela parte de trás, pode ter dificuldade em conseguir aqueles negros que fazem a sua Battlestar Galactica ser tão atraente. A luz infiltra-se, o que também pode ser feito com uma relação de contraste, a distância mais importante entre o mais brilhante e o mais escuro que uma TV pode ser. Você percebe isso especialmente nos chamados displays com luz de borda, que, como você pode adivinhar, empurram a luz de lado, criando um estranho efeito de auréola ao redor da borda da sua TV.
Se você quiser confirmar por si mesmo como tudo isso parece na prática, bem, ligue sua TV. A menos que LG ou Sony o tenham feito, é um LED - mesmo que o fabricante lhe tenha dado um nome extravagante, como Super UHD. Nada mal, certo? Mas poderia ser melhor.
Na verdade, já é. Essa exceção da LG e Sony existe porque eles são a única empresa que faz os chamados televisores OLED. OLED não requer luz de fundo; em vez disso, ele acende cada pixel individualmente conforme a necessidade, uma corrente elétrica desencadeando uma substância orgânica em ação. Sem luz de fundo, sem neblina quente onde não deveria. Os pretos são pretos, ponto final, até ao infinito. Os rácios de contraste quebram a escala. A qualidade da imagem é, como Ray Soneira, presidente da DisplayMate, colocou em 2015, "visualmente indistinguível da perfeita"
Não muito mesquinho! E exatamente o tipo de efeito que MicroLED espera não só realizar, mas melhorar em.
Como OLED, Micro LED abandona a luz de fundo, favorecendo ao invés de LEDs extremamente minúsculos, cada um dos quais é composto por um subpixel vermelho, verde e azul que pode fornecer sua própria luz. Ele também troca em um material inorgânico - nitreto de gálio, para quem mantém a pontuação em casa - pela oferta orgânica do OLED, uma diferença crítica por algumas razões.
"Os OLED são feitos de materiais orgânicos que envelhecem, resultando em uma diminuição da luminância ao longo do tempo, com potencial para um envelhecimento desigual", diz Soneira. "Os LEDs são inorgânicos, podem ser mais brilhantes que os OLEDs, e não são tão susceptíveis ao envelhecimento". Os OLEDs também podem sofrer "burn-in;" se você deixar uma imagem estática ligada por muito tempo, ela pode permanecer mesmo quando você passa para outra coisa.
microLED, também conhecido como micro-LED, mLED ou µLED, é uma tecnologia emergente de exibição de painel plano. Como o nome indica, os ecrãs mLED consistem em conjuntos de LEDs microscópicos que formam os elementos de pixel individuais. Quando comparados com a tecnologia de LCD generalizada, os visores mLED oferecem melhor contraste, tempos de resposta e eficiência energética.
Durante a utilização com OLEDs, os mLEDs são principalmente destinados a dispositivos pequenos e de baixo consumo energético, tais como smartwatchs e smartphones. OLED e mLED oferecem ambos requisitos de energia muito reduzidos em comparação com os sistemas LCD convencionais. Ao contrário do OLED, o mLED é baseado na tecnologia convencional GaN LED, que oferece um brilho total muito maior do que o OLED produz, até 30 vezes, bem como uma maior eficiência em termos de lux/W. Ele também não sofre com os menores tempos de vida útil do OLED, embora a vida útil de vários anos dos OLEDs modernos tenha mitigado esse problema na maioria dos papéis.
Artigos semelhantes
- Como distinguir um Micro USB 2.0 de um Micro USB A, ou Micro USB B
- Qual é a diferença entre um micro display LED e um mini display LED?
- Qual é a diferença entre os conectores USB micro-A e micro-B?
- Posso usar um carregador USB Tipo C (45W PD) para carregar um dispositivo micro USB através de um USB C para um cabo micro USB?