Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Led, Oled E Mini Led?

Qual é a diferença entre LED, OLED e mini LED?

LED são uma parte do painel do visor que fornece iluminação para telas LCD. Isto é o que encontramos nos ecrãs dos principais smartphones, televisores premium e monitores de alta resolução.

LED originam-se de um componente semicondutor electrónico que emite luz quando a corrente é passada através dele. Isto funciona com base nos princípios da Electroluminescência (EL), quando os materiais emitem luz na presença de corrente elétrica ou campos magnéticos fortes. Os LED, que são basicamente diodos, permitem que a eletricidade flua em apenas uma direção através do semicondutor. Quando os elétrons fluem através da junção do semicondutor, os fótons são liberados, o que nos dá luz. É a partir destes componentes que o OLED e outros produtos baseados em LEDs são feitos para displays eletrônicos.

Tradicionalmente, os LEDs são usados para iluminação de fundo dos displays LCD (Liquid Crystal Display). O LCD não emite luz, por isso requerem um reflector ou luz de fundo. O LED provou ser a melhor escolha para telas LCD (por exemplo, Monitores Apple).

OLED

O OLED (LED Orgânico) é construído a partir de uma camada eletroluminescente que consiste em compostos orgânicos que emitem luz em resposta a uma corrente elétrica. Esta camada orgânica encontra-se entre dois eléctrodos dentro de um substrato.

Existem 2 tipos de OLED que são muito disscussos, nomeadamente o OLED de Matriz Passiva (PMOLED) e o OLED de Matriz Activa (AMOLED). No PMOLED a exibição é controlada sequencialmente usando um esquema de endereçamento matricial, o que significa que apenas m + n sinais de controle são necessários para endereçar uma exibição m × n. AMOLED usa um backplane TFT (Thin Film Transistor) que pode ligar e desligar pixels individuais. Como os pixels individuais não podem ser manipulados usando PMOLED, um AMOLED tem mais vantagens para telas de maior resolução e maior tamanho.

Due às suas características de emissão de luz, painéis baseados em OLED não precisam de iluminação de fundo. Os LED são realmente usados para retroiluminação dos ecrãs LCD, como nos painéis IPS da Apple para os seus ecrãs LCD Retina usados nos seus produtos MacBook e monitor. Os OLED têm uma relação de contraste muito melhor quando se trata de exibir os pretos mais pretos e brancos mais brancos. Os tons mostram qualidade superior quando comparados com outros tipos de displays.

Desde que os OLED são orgânicos, a sua vida útil é posta em questão. Enquanto os filmes OLED vermelhos e verdes têm tempos de vida mais longos (46.000 a 230.000 horas), os azuis orgânicos têm actualmente tempos de vida muito mais curtos (até cerca de 14.000 horas). O emissor de luz azul continua a ser um desafio quando se trata de longevidade. Isso pode levar a problemas de precisão de cor quando o aparelho envelhece.

Mini-LED

O Mini-LED é outro tipo de retroiluminação usada para TV LCD. Eles são mais estanhados que os pontos Quantum, e quase ao nível dos pixels. Eles são uma forma de iluminação de fundo miniatura que são configurados em uma zona de escurecimento local Full Array (FALD). São usadas com QLED para proporcionar um controle muito melhor da retroiluminação. Isto leva a uma melhor qualidade de imagem que alguns dizem ser comparável ao OLED.

As características Mini-LED fornecem melhor contraste e brilho que é semelhante ao OLED. Como o OLED, o Mini-LED utiliza técnicas que permitem o controle no nível de pixel. Isto permite-lhe alcançar o nível de negros mais profundos que os visores OLED podem fornecer. Os OLED não têm retroiluminação, uma vez que são capazes de emitir luz visível por si próprios. Mini-LED emitem luzes, mas ainda requerem uma camada de LCD para acender a fim de reproduzir a cor.

De Philippine

Qual é a diferença entre um micro display LED e um mini display LED? :: Podemos esperar mini displays LED em telefones e tablets?