Que câmaras compactas são boas para a fotografia nocturna do céu?
Aqui's como você pode olhar para isso...
O conjunto de números reais é infinito. O conjunto de inteiros, mesmo sendo's um subconjunto muito limitado dos números reais, também é infinito. Isso'é uma daquelas coisas paradoxais estranhas sobre números...mas a fotografia é semelhante.
Quando você quer encontrar a melhor câmera para fotografia, você quase tem que definir quais são as suas necessidades prováveis. Você quer focar manualmente, você precisa de velocidade de obturação rápida, ISO alto, zoom, etc.? Ou está à procura de simplicidade? As aplicações e escolhas ideais são quase infinitas.
Fototografia de céu noturna, embora mais especializada, ainda abrange uma ampla variedade de seleções de fotos. Você'provavelmente vai querer um ISO elevado, mas isso pode criar ruído que'é facilmente visível contra um fundo preto. Você quer exposições longas, mas isso pode tornar o fundo ruidoso também, e pode imaginar a luz de fundo que você não'não vê com seus olhos. Além disso, à medida que a Terra gira as estrelas parecem mover-se, as exposições longas precisam de ter capacidade de rastreamento. Bem, nem sempre, uma vez que as longas estrias como as estrelas se movem através da imagem podem ser bastante apelativas.
Her'é a resposta mais simples que posso dar. Uma câmera de celular moderna pode funcionar bem como uma ferramenta para a fotografia básica do céu noturno. Às vezes você tem que adicionar um aplicativo para estender a duração da exposição e o foco manual, mas alguns imcluem esses recursos no software nativo. Se você quiser tentar, vá para um local muito escuro e ajuste as configurações da câmera's. Você quer uma exposição de 30 segundos com uma configuração ISO de cerca de 400. Mais alto é melhor, mas a maioria dos imageadores digitais mostrarão fundos ruidosos e granulosos a 800 ou mais. Coloque o seu telefone para que a câmara esteja apontada para algumas estrelas relativamente brilhantes. Se você conseguir focalizar uma manualmente, isso'é ótimo. Se não, tente dar à sua câmara's autofocus algo brilhante o suficiente para se fixar. Pressione o botão e deixe passar os 30 segundos. Quando você olha para a imagem, você deve ver muitas estrelas; mais do que você pode ver a olho nu. A exposição é curta o suficiente para que a quantidade de movimento das estrelas seja mínima, mas provavelmente visível se você ampliar.
Se você puder encontrar uma configuração ou um aplicativo que prolongue seu tempo de exposição, brinque com isso. Como mencionei, as trilhas estelares parecem legais, e se você tiver sorte você'vai conseguir um meteoro ou satélite que vai aparecer na imagem também.
Se você decidir que quer uma exposição longa que vai se parecer com imagens que você'viu com uma Via Láctea brilhante e milhares de estrelas, você precisa encontrar uma maneira de fazer ou comprar um dispositivo de rastreamento. Montagens simples de "porta de celeiro" são fáceis de fazer, ou você pode comprar uma pequena montagem equatorial acionada por motor. Se você decidir por uma câmera dedicada em vez de um telefone celular, os requisitos são modestos:
Modo "Bulbo" (Long Exposures)
Foco manual se possível, ou pelo menos boa focagem automática.
Alta capacidade ISO
Boa sorte!