Porque é que o Google Fiber falhou?
(Divulgação completa: fanboy do Google Fiber, inscreveu-se para instalação no primeiro dia em que esteve disponível na minha vizinhança, ainda à espera.)
Não concordo completamente com a afirmação implícita "Google Fiber falhou"
Concordo com afirmações como "Google Fiber não desenvolveu uma grande base de assinantes" e "Google Fiber não apresentou um EBITDA positivo". Os comentários de Abhinav Sharma sobre os custos de construção de uma nova rede de fibra a partir do zero são spot-on. Provedores de telefonia e de cabo estavam aptos a redirecionar a infra-estrutura existente para fornecer serviços de internet - o Google estava instalando uma rede nova do zero.
Mas eu nunca pensei que o único propósito do Google Fiber (ou Projeto Fi, aliás) era obter lucros diretamente.
Como eu já argumentei antes, eu sempre vi o Google Fiber como uma tentativa de sacudir as operadoras incumbentes para atualizar suas redes a fim de fornecer maior velocidade de dados. Se eu estiver certo, o Google Fiber tem sido um sucesso, pelo menos no meu bairro.
Desde que o Google anunciou a sua expansão Fiber no início de 2014, o serviço mensal de (por exemplo, 25mb ou 100mb) Internet nas cidades-alvo caiu, e ofertas de maior velocidade (como 500mb ou 1gb) foram introduzidas. Comcast e AT&T implantaram fibra que quase certamente não teriam instalado sem a ameaça da concorrência. Maiores velocidades de navegação podem resultar em mais páginas navegadas, o que significa mais anúncios servidos pelo Google.
Mas se eu estiver errado, e o Google / Alfabeto pretendia (e talvez ainda pretenda) que o seu serviço de Internet virasse um lucro direto, abandonar a instalação de Fibra para casa pode ser a jogada certa. A tecnologia wireless está disponível hoje que não existia quando o Google Fiber foi anunciado em 2010. As operadoras sem fio instalaram novas topologias de LTE baseadas em fibra que podem servir não apenas smartphones, mas também serviço de Internet doméstica. A definição de 'rede doméstica' mudou, e a idéia de que todos precisam de seu próprio roteador wireless que está conectado ao serviço de Internet com fio não é tão verdadeira como era há 10, ou mesmo há 5 anos atrás.
Even, se o Google Fiber e o Project Fi nunca obtiverem lucros diretos, pode fazer sentido para a Alphabet mantê-los no portfólio, sempre incentivando os provedores de Internet concorrentes a investir em suas redes.