Quais são os serviços PaaS oferecidos pelo Google Cloud?
PaaS (Platform-as-a-Service) os produtos situam-se mesmo entre SaaS (Software-as-a-Service) e IaaS (Infrastructure-as-a-Service) no conjunto de níveis/pilares de serviços de computação em nuvem reconhecidos pela indústria.
Como outros mencionaram, os principais serviços PaaS oferecidos pelo Google Cloud são:
>ul>>li>Google App Engine - serverless app-hosting in the cloud (aplicações web, backends móveis, etc.)); o primeiro produto de nuvem do Google, suporta Python, Java, Go, PHP, Node.js, Ruby.Google Cloud Functions - serverless function-hosting in the cloud (para quando você não tem uma aplicação inteira e quer executar funções ou fornecer microserviços); suporta Node.js, Python, Go.- Cloud Functions for Firebase - este é um produto derivado personalizado para Firebase, a plataforma de desenvolvimento móvel do Google. Enquanto você tem mais acesso aos produtos GCP da GCF, você tem acesso a mais produtos Firebase da CF4F. A propósito, os "manipuladores" do DialogFlow fulfillment para aplicativos "Actions on Google" dirigidos por voz para o Google Assistant ou produtos Home/Nest são funções CF4F.
Google Apps Script é o que eu chamo de sistema "PaaS restrito". Similar ao "force.com", estes sistemas PaaS são geralmente ligados a dados que vivem no nível SaaS (daí porque vivem em Saas & PaaS b/w). Para Apps Script, seriam dados G Suite/Google Apps, e dados Salesforce para "force.com". A menos que você tenha esse tipo de dados, não há motivo para não usar um sistema PaaS mais generalizado e flexível em vez disso.
Não há outros produtos Google que se enquadram nos serviços "PaaS" no momento em que este artigo foi escrito.