Casa > Q > Qual É A Diferença Entre O So Android E O So Hong Meng (Por Huawei)?

Qual é a diferença entre o SO Android e o SO Hong meng (por Huawei)?

Harmony OS Vs Android Comparação: Qual é a diferença?

main-qimg-1f6a832a4e7542b21bb88879f3a6618c

Huawei's ambicioso sistema operacional multiplataforma HarmonyOS é agora oficial. Havia muita especulação em curso sobre se seria ou não um substituto do Android para os smartphones Huawei e Honor.

Contudo, a empresa revelou muitos detalhes sobre o HarmonyOS e parece que os seus planos para o SO incluem muito mais do que apenas torná-lo um SO concorrente do Android.

Então, aqui estão algumas das diferenças entre o Android do Google e o recentemente anunciado Harmony OS:

Harmony OS Vs Android Comparison

Não é baseado no kernel do Linux

A coisa fundamental que diferencia o HarmonyOS do Android é o facto de não incluir o Linux no seu núcleo. A Huawei desenvolveu um microkernel inteiramente novo para o seu sistema operativo futurista.

Richard Yu, CEO da divisão de consumer business da Huawei, continuou a comparar o HarmonyOS com o sistema operativo Fuchsia do Google, que é baseado no microkernel Zircon.

Um microkernel é menor em tamanho do que um kernel monolítico (como o Linux) uma vez que apenas inclui a quantidade mínima de código que é necessária para correr o sistema operativo. O microkernel do Huawei tem aproximadamente 1/1000 da quantidade de código que está presente no kernel Linux, já que ele inclui apenas agendamento de threads e IPC. Todos os outros serviços como sistemas de arquivos, drivers de dispositivos, drivers de rede, etc., rodam no userspace.

Nesses casos, a Comunicação Inter-Processo (IPC) torna-se um fator importante na performance geral do sistema operacional. Huawei afirma que seu microkernel oferece IPC até 5 vezes mais rápido que o Fuchsia e até três vezes mais rápido que o microkernel QNX.

main-qimg-fcafe8801fa71fec740620652ed629ea

NÃO é um concorrente do Android

Direito agora Huawei está firme em sua posição de que o HarmonyOS não é um concorrente direto do Android. Eles querem continuar trabalhando no Android mas podem trocar seus smartphones para o HarmonyOS em um ou dois dias se a empresa for expulsa dos EUA (e do ecossistema Android).

Inicialmente, a Huawei irá focar em trazer o sistema operacional para telas inteligentes, alto-falantes inteligentes, unidades de cabeça de carro, etc. Em seu whitepaper de previsões tecnológicas lançado recentemente, a Huawei espera que haverá uma abundância de tecnologias baseadas em IA, IoT, e 5G até 2025. Projetar um sistema operacional para esse tipo de dispositivo parece ser um bom passo para o futuro.

Então, é mais um plano B que a empresa criou. Dada a tensão crescente entre os EUA e a China, especula-se que a Huawei poderia ir com o HarmonyOS para a próxima série Mate 30. Até agora, o aparelho não recebeu a certificação Google Play, que é uma obrigação para pré-carregar o SO Android e os serviços Google nele.

Toreticamente mais rápido que o Android

Huawei está usando o "SO distribuído" como seu novo jogo para vender sua mais recente oferta na indústria de smartphones. O HarmonyOS usa agendamento distribuído de tarefas e gerenciamento distribuído de dados para melhorar sua performance.

Huawei argumenta que seu HarmonyOS "distribuído" pode superar o desempenho do Android no fato de que o Android usa um monte de código redundante, um mecanismo de agendamento desatualizado e tem problemas de fragmentação.

Its microkernel implementa um novo mecanismo de agendamento chamado "Deterministic Latency Engine" que usa análise de carga em tempo real, correspondência de características do aplicativo e previsão para alocar recursos do sistema de uma maneira melhor.

A empresa alega que resultou em até 25,7% de melhora na latência de resposta e 55,6% de melhora na flutuação da latência.

Dando um exemplo de uma rodovia, Huawei diz que o popular mecanismo de agendamento justo do Linux trata todos os recursos da mesma maneira, o que reduz a performance. Ainda assim, o resultado final não pode ser previsto até que o SO real chegue às mãos das pessoas.

main-qimg-3588632ccf7db51d862f3981a398a366

Sem acesso root

Muitas pessoas que usam o Android têm uma idéia do que é o enraizamento do Android e das maravilhas (e estragos) que ele pode trazer para seus telefones.

Interessantemente, no HDC 2019, Huawei anunciou que seu sistema operacional não suportará acesso root em dispositivos. Isto deve melhorar a segurança geral do microkernel e dos dispositivos.

Outros, Huawei disse que implantou "métodos de verificação formal" para aumentar a segurança do seu microkernel. Estes são abordagens matemáticas utilizadas em campos críticos de segurança, como o aeroespacial e chipsets. Isto fornece uma vantagem sobre a verificação funcional e simulação de ataque que aborda um número limitado de situações.

A guerra de aplicativos: Android ainda é o vencedor

Em meio a tudo isso, Huawei tem uma grande luta para vencer, que eventualmente decidirá o vencedor final: o ecossistema da aplicação. Já vimos que a empresa que detém o mercado de aplicativos é proprietária da indústria de smartphones. Google e Apple são os maiores exemplos disso.

No que diz respeito ao Huawei, ele está ocupado tentando atrair desenvolvedores para portar seus aplicativos para sua alternativa Play Store chamada Galeria de Aplicativos.

HarmonyOS não suporta aplicativos Android agora, mas Huawei diz que fazer isso será muito fácil para os desenvolvedores. A empresa lançou todos os SDKs e outras ferramentas necessárias que ajudarão os desenvolvedores a recompilar seus aplicativos para HarmonyOS.

[1]

Footnotes

[1] HarmonyOS Vs Android Comparison: O que's A Diferença?

De Abrams

O que causou a queda do YouTube e de outros serviços do Google em 16 de outubro de 2018? :: Por que o YouTube fecha pequenos canais de notícias alternativos pró-Trump?