Por que o Estado de direito é importante?
Não sei. Temos um workshop prático a nível nacional sobre este mesmo assunto na Polónia, agora mesmo. Aka crise constitucional.Em suma, o propósito do "Estado de direito" é estabelecer o conjunto de direitos e normas de comportamento das pessoas's que são independentes de circunstâncias de curto prazo, como quem detém os cargos administrativos na sociedade no momento ou como as simpatias e opiniões dentro da sociedade são distribuídas no momento.
É igualmente importante que estas regras sejam conhecidas (na prática escritas e publicadas), esforçar-se para ser de mínima ambiguidade, e que existam mecanismos eficazes, acessíveis a qualquer membro da sociedade, para manter qualquer outro membro da sociedade a estas regras.
É muito importante compreender que "lei" NÃO é (directamente) "a vontade da maioria". Isto é MUITO fundamental. Se as regras e os direitos de qualquer indivíduo estivessem sujeitos à "vontade da maioria" a todo e qualquer momento, as pessoas estariam sob o perigo constante de alguma maioria se formar e roubar-lhes praticamente tudo. Haveria, na verdade, um incentivo convincente para se juntar/formar qualquer maioria como uma forma de autodefesa. Um mecanismo de auto-sustentação encorajando o comportamento predatório. Um tópico interessante para analisar (múltiplos exemplos históricos).
>p>Even em sociedades mais antigas (tribos "bárbaras" da Europa, por exemplo), uma reunião periódica de membros de tribos (estas comunidades eram frequentemente bastante democráticas) geralmente não podiam governar de forma totalmente arbitrária, "por voto comum" nas disputas. O costume/tradição também pesaria. Os romanos desenvolveram isto (pelo menos em teoria) no princípio "Dura lex, sed lex".Omitir o tópico de como a lei é alterada (sim, maioria :-) ), que leis e por que são consideradas praticamente imutáveis (assim temos nazistas nos EUA fazendo demonstrações legais abertas).
O importante, porém, é que a ausência do Estado de direito faz com que a sociedade se transforme inerentemente em uma ditadura na maioria dos casos. Sem a lei, a regra da "maioria ganha" entra em vigor, naturalmente não uma maioria proporcional, mas com pesos diferentes empunhados por pessoas diferentes de acordo com o seu poder (dinheiro, apoio armado, força física, o que quer que seja). O que acontece a seguir são iterações da "emergência da maioria do próximo ciclo" dentro da "maioria anterior". Lutas dentro de círculos progressivamente menores de pessoas que ainda têm qualquer franquia. O processo pára com um único ditador.
Por favor note o quanto qualquer revolução que reivindica "massas acima da lei" rapidamente evoluiu para uma ditadura.
Então a resposta pode muito bem ser - o propósito do Estado de direito é escapar da armadilha Hobbesiana em uma escala de sociedade.