A Nintendo deve voltar a fazer uma consola tradicional ou deve continuar a fazer uma consola/híbrida portátil como a Switch?
Nintendo é praticamente o homem-esquisito quando se trata de construir hardware para consolas. Começando com o Gamecube, a Nintendo tem vindo a produzir odds de consolas sem parar, o que se tornou uma metáfora para a forma como a Nintendo escolhe fazer negócios. A Nintendo entende que a Sony e a Microsoft têm o mercado de consolas adultas de gama alta completamente fechado. Para a Nintendo competir neste mercado, teria de produzir uma consola ao mesmo nível que a Xbox One ou a PS4. Isso não é Nintendo.
Nintendo tem, em algum nível, capitulado à construção e modelo de vendas de consoles da Sony e da Microsoft. Em vez de uma forma de boxe e de um interior padrão, a Nintendo opta por trazer interactividade e diversão a toda a família para a consola. Isto pode significar produzir hardware de baixo custo usando tecnologia de última geração em vez de gastar em ideias caras de desenvolvimento de hardware novo. Eles sabem que qualquer que seja a consola que criem, como a Apple, os fãs virão. A Nintendo sabe que os fãs também sabem que não muito atrás do lançamento de uma nova consola, a Nintendo pode relançar novas versões de Zelda, Super Mario, Super Smash, Luigi, Wario, Pokémon, Animal Crossing, Splatoon e assim por diante. O Switch também lhes deu a rara oportunidade de produzir um novo franchise na Labo. A venda de jogos é o objectivo principal de produzir qualquer consola.
Nintendo produz tantos franchises de jogos de sucesso diferentes que seria difícil contá-los a todos. De facto, porque a Nintendo percebe que uma consola de jogos é um meio para atingir um fim... vender jogos. Por isso, os designers da Nintendo são aparentemente livres de criar designs de hardware que estão fora do caminho, mas que continuam a ser divertidos para vários jogadores. No caso do Switch, tem sido um belo casamento entre a consola e o mercado das consolas portáteis. Uma vez que as consolas portáteis sempre foram a base da Nintendo, fazia todo o sentido casar a consola e a consola portátil num pacote limpo e funcional.
Não há razão para acreditar que a Nintendo irá quebrar a sua tendência actual e produzir uma consola do tipo "standard" no futuro. Se a Nintendo opta por continuar a caminhar pelo caminho da consola híbrida é um palpite de alguém. A Nintendo mantém-nos sempre a adivinhar. Contudo, ficaria perfeitamente feliz se eles pudessem casar mais funcionalidades da Nintendo DS com o seu Switch híbrido mais completamente. Especificamente, o Street Pass. Street Pass é um dos melhores aspectos sociais da Nintendo DS e está muito ausente no Switch.
Pessoalmente, vendo a trajectória dos esforços de desenvolvimento de consolas de jogos da Nintendo, duvido seriamente que a Nintendo opte por voltar a produzir uma consola de boxe directa num futuro próximo. Apesar de por vezes as consolas não venderem tão bem como a Nintendo esperaria, os jogos continuam a vender bem, aumentando as vendas da consola por defeito.
Artigos semelhantes
- A Microsoft e a Sony devem seguir o exemplo da Nintendo e fazer das suas próximas consolas genéricas uma consola híbrida portátil?
- Estás a jogar o teu Nintendo Switch mais como consola ou consola portátil?
- Será que a nova super liga de futebol será um grande sucesso? Vai continuar a apoiar a sua equipa de topo tradicional ou vai mudar a sua lealdade?
- Se o Nintendo Switch for a última consola da Nintendo, o que é que provavelmente farão a seguir?