Porque não existe um plug/jack universal para telefones, auscultadores, HDMI, etc.?
Quando uma empresa projeta um novo tipo de conector elétrico, eles decidem (ou são informados) quais metas o novo conector elétrico precisa atingir. Quanto mais metas que qualquer conector é projetado para atingir, mais caro fica para projetar o conector para atingir todas as metas ao mesmo tempo e, muitas vezes, mais caro fica para produzir o projeto resultante.Alguns projetos precisam lidar com centenas ou volts de eletricidade. Ou vários amperes. Ou ambos.
alguns designs devem suportar o design dos cabos com os quais estão integrados, que são desenhados para proteger os sinais que transportam da atenuação, interferência ou ambos.
alguns designs de conectores são feitos para que não possam ser puxados acidentalmente para fora. Outros são concebidos para serem puxados ao menor puxão. Alguns são projetados para serem conectados apenas uma vez, e serem substituídos se alguma vez forem desconectados. Outros são projetados para resistir a várias dezenas de milhares de conexões e desconexões antes que se desgastem. Com alguns, é importante que um determinado lado se desgaste antes do outro, porque substituir o cabo custaria $10, mas substituir o conector custaria uma porção significativa do próprio dispositivo, devido à mão-de-obra e o dispositivo em si não ser projetado para ser facilmente reparado.
alguns conectores devem suportar conexões que transferem dados digitais a taxas de vários gigabits de dados por segundo. Outros precisam apenas de transportar um sinal analógico de muito baixa potência. Não faz sentido que todos os conectores em cada dispositivo e cabo cumpram todas as metas necessárias para todos os outros dispositivos (metas que não importam para aquele dispositivo).
algumas conexões analógicas devem suportar 3 ou mais canais de sinal, e outras devem suportar apenas um canal.
Eu tenho seguido os eletrônicos de consumo desde o final dos anos 70, e quase todos os designs de conectores que vi introduzidos foram introduzidos para atender a uma nova meta de design. Muitas das mudanças ao longo dos anos foram apenas para tornar o novo conector menor do que o anterior, porque os componentes eletrônicos e dispositivos têm diminuído o tempo todo.
A Apple teve uma boa idéia quando eles combinaram funções de carregamento com transferência de dados e até mesmo saída analógica e capacidade de controle remoto, tudo no mesmo conector, para o ipod e eventualmente iphone e iPad. O conector original de 30 pinos era bastante volumoso pelos padrões atuais, mas ninguém pensou nele como tal na época. sua substituição, o conector de iluminação, parece ter o tamanho certo para o que ele faz hoje, e provavelmente transfere dados a uma taxa muito maior do que os cabos originais poderiam.
No entanto, tenho quase certeza que a Apple teria processado qualquer pessoa que usasse seus conectores de 30 pinos em um produto que não fosse de maçã, pois a Apple tinha direitos de propriedade intelectual para usá-lo (não sei se era uma patente, ou direitos autorais, ou uma combinação de diferentes esquemas de proteção IP), e não queriam que outras empresas colocassem seu design nos telefones de outras empresas ou mp3 players.
Então novos conectores são inventados quando conectores existentes não podem ser feitos para atender a um novo objetivo técnico que uma empresa quer usar. Por outro lado, se o mesmo conector for usado para muitos tipos diferentes de conexões, pode ser difícil para os fabricantes de dispositivos manter todos os dispositivos e conectores trabalhando com todos os novos dispositivos e conectores que as pessoas irão comprar e enfiar em qualquer porta que se pareça com a mais próxima. Mesmo agora, é muito difícil saber exatamente que tipo de cabo USB-C funcionará com a porta USB-C do seu computador, e qual suportará exatamente as funções que você deseja (como passar grandes quantidades de energia). Você sabia que há pelo menos um monitor de computador que pode obter seu sinal de vídeo e sua energia de um cabo USB-C? Mas não apenas qualquer cabo USB-C; você deve comprar o tipo certo. E não funcionará em qualquer computador com portas do tipo USB-C. Você pode carregar seu laptop através de sua porta USB tipo C, e você pode usar o laptop para carregar seu telefone através do conector USB tipo C. Para que tudo "simplesmente funcione" uma empresa teria que controlar todos os dispositivos e todos os cabos usando esse tipo de conector, ou então haverá cabos e dispositivos que parecem compatíveis, mas acabam trazendo incompatíveis uns com os outros, e pode ser difícil dizer o que funcionará com o quê, sem primeiro pagar pelo cabo caro, e depois experimentá-lo. Novos tipos de conectores são necessários para evitar essa confusão. Ou então novas funções avançadas têm que parar de sair, o que nunca vai acontecer.