Que série Borgia é melhor: Os Borgias ou Borgia: Fé, Medo e Moda?
A série europeia Borgia (AKA Borgia: Faith and Fear) é muito, muito melhor que a série Showtime The Borgias.
Borgia é uma série televisiva de 38 episódios produzida pela rede de televisão francesa Canal+. Trata-se de uma produção multinacional com um elenco muito diversificado.
Escalada da Espanha para a Itália, Rodrigo Borgia sobe a escada da igreja católica, usando todos os meios possíveis, acabando por se tornar papa. Seus filhos, particularmente Cesare e Lucrezia, se tornaram lendas por direito próprio. Borgia conta a história da infame família Borgia, de 1492 a 1507. O espetáculo é uma produção que combina com a violência e o deboche atribuídos aos personagens, por seus inimigos. Mas é também um espetáculo que prioriza claramente a fidelidade de seu material de origem. O espetáculo é estruturado como se diz em grande parte dos diários de Johann Burchard, o Ceremoniere ao Pontífice (com exceção do episódio final, pois Burchard morreu em 1506). A primeira temporada se concentra no período 1492-1494, quando Rodrigo luta para se tornar Papa. Os episódios posteriores focalizam-se num único ano (alguns anos particularmente ocupados têm dois episódios). Os scripts são ricos em detalhes e nomes e os personagens muitas vezes entregam um pouco de exposição para esclarecer a história, e eles entregam essa exposição com uma formalidade maravilhosa de linguagem.
O espetáculo é realmente historicamente exato? Bem, essa é uma pergunta que pode ser respondida? O espetáculo, como quase todos os filmes e espetáculos, se envolve em atribuir ações a personagens já estabelecidos, ao invés de trazer personagens adicionais, quando simplifica e melhora a narrativa. Comprime a linha do tempo de alguns incidentes em que a narrativa seria prejudicada ao encadear o enredo em múltiplos episódios. Mas o mais significativo para a questão é que a história é escrita pelos vitoriosos. Os Borgia tinham muitos inimigos e esses inimigos publicaram muitos relatos forjados ou embelezados sobre a corrupção e o deboche dos Borgia. A série, embora revelando as características sensacionalistas, também é bastante matizada. Rodrigo, Cesare e Lucrezia são retratados como falhos e muito humanos, mas também são retratados como os protagonistas.
Entre empalações, conivência e orgias é muito questionador. A série examina a fé e a dúvida, ambição e indiferença, amor e ódio, poder e fraqueza. Ela examina se o nosso nascimento nos define.
Os valores de produção são impressionantes. A série é filmada na República Checa, com filmagens em mais de vinte locais na Itália. Os figurinos são requintados, os cenários e os locais são deslumbrantes, o sangue e a lama parecem reais.
Os personagens mais fascinantes da época fazem aparições: Leonardo da Vinci, Michelangelo, e Maquiavel contribuem para a história. Maquiavel tem um papel significativo, representando o signore em Florença. Machiavelli's The Prince is partly based on his observations of Cesare Borgia.
A caveat - the series is not at its strongest in the first few episodes. Isto deve-se em parte ao facto de o elenco e os escritores encontrarem o seu caminho, mas também devido às partes em si. Nos primeiros episódios, Cesare e Lucrezia ainda são adolescentes irritantes. Cesare ainda não se tornou o génio militar e o guerreiro cocksure e Lucrezia ainda não adquiriu a sua sabedoria e sabedoria. Vê estes primeiros episódios.
A série foi distribuída por toda a Europa e 85 países para emissão. Na América está disponível via Netflix.
Site oficial: Borgia - la série TV
Artigos semelhantes
- Cesare Borgia e Lucrezia Borgia tiveram um caso?
- Do que é que as corujas têm medo? De que é que as corujas têm medo?
- Existem bons espectáculos semelhantes a The Borgias, Outlander, The White Queen, Camelot, The Tudors e Versailles?
- O novo Netflix original Borgia é um reflexo preciso do Vaticano nos anos 1400?