O que faz a Verizon Company?
Como Chris mencionou, a Verizon, Inc. oferece há vários anos serviços de vídeo FiOS (cabo de fibra óptica), internet e telefonia fixa, herdando a base de clientes e o legado da GTE por volta de 2004. Devido à venda de alguns territórios (veja abaixo), a Verizon agora fornece esses serviços a apenas cerca de seis milhões de clientes a partir de 2017. A empresa tem passado por uma transformação notável desde que Lowell McAdam se tornou CEO e Chairman, no final de 2011 e início de 2012.Desde que assumiu o controle, a visão da Lowell tem sido, em grande parte, fazer da Verizon uma operadora sem fio e não ser tão sobrecarregada com a administração dos negócios de telefonia fixa mencionados acima. Para isso, a Verizon vendeu os seus três maiores territórios - Florida, Texas e Califórnia - à Frontier em 2014, uma venda consumada durante 2015. A razão, segundo analistas de Wall Street, era que o retorno do investimento (ROI) em serviços baseados em FiOS era um pouco menor nessas áreas, embora ainda bem no preto.
Lowell tem sido conhecido por comentar que os dividendos dos acionistas (que requerem bom ROI a curto prazo) são de suma importância, enquanto, como contra-exemplo, a Amazon registrou perdas líquidas nos primeiros anos de sua existência, porque a visão de seu CEO (Jeff Bezos) era crescer, não apenas em merchandising online, mas em vários outros negócios, como remessa e produtos de mercearia entregues em casa.
Assim, Lowell pode ser visto mais como um tradicionalista, procurando ROI (um mantra de longo prazo para a América corporativa), especialmente ROI de curto prazo, enquanto Jeff é mais avant garde, procurando maiores fluxos de caixa, crescimento e então, em algum momento, um ROI de longo prazo, mas muito maior. A Amazon tem feito muitos investidores e chefes de indústria se sentarem e perceberem que a coisa realmente parece estar funcionando.
Mas, a maioria dos economistas de empresas de estabelecimento lhe dirão que só o tempo dirá se Jeff decolou em um avião sem pré-verificar onde reabastecer ou todos os interruptores e outros mecanismos necessários para ficar no ar. Lowell, por outro lado, serviu como oficial de operações navais e conhece os perigos de ser excessivamente aventureiro e empurrar até uma máquina muito grande para além dos seus limites.
No entanto, parece estar a acontecer alguma coisa muito recentemente. O território do Nordeste, ainda um paraíso rico para Verizon, altamente lucrativo com FiOS e serviços wireless (pense na cidade de Nova York), está planejado para a fiação dura em toda Boston, assim como fornecer largura de banda wireless e torres wireless onde os anjos possam temer pisar. Especialmente com o espectro 5G sem fio, que, com seus comprimentos de onda muito estreitos, tem conhecido problemas com a penetração de paredes grossas. Ainda assim, adivinhe que tipo de cabo de fio liga as torres sem fio entre si?
O impressionante sobre a Verizon é que, dentro dos limites do foco tradicionalista de desenvolvimento de negócios, ela ainda é uma inovadora de hardware destemida e uma concorrente temível, mesmo quando confrontada com a próxima fusão da Sprint e da T Mobile para serviços sem fio (desde que a fusão seja aprovada antes que uma nova administração democrata seja instalada).
Direita ou erroneamente, Verizon enfrentou a ameaça de uma grande greve trabalhista em 2015 e esperou uma greve real em 2016, uma situação que se agravou com os trabalhadores da tecnologia da telefonia fixa especialmente concentrados em seu território natal no Nordeste. Milhares de gerentes saíram dos escritórios corporativos para substituir os trabalhadores em greve pelo suporte técnico de hardware da Verizon, a maioria dos quais já treinados pela Verizon em tecnologias e equipamentos e/ou com experiência em resistência a greves anteriores do CWA. Muito impressionante o trabalho de brinksmanship, mesmo que os trabalhadores tivessem reclamações legítimas, e ao qual a Verizon acabou por aceder em algumas áreas limitadas, mas chave.
Lesson aprendeu: você não se mete com a Verizon. Se você ficar desesperado e decidir tentar, traga um exército de advogados e especialistas com você, e se contente com uma batalha prolongada. Sprint e T-Mobile podem estar se regozijando com a força que se aproxima, mas não contem com a Verizon - eles têm engenheiros de telecomunicações e patentes mais brilhantes do que seus concorrentes, com muitas patentes prontas para prototipagem quando chegar a hora de trazê-las à tona.
Desafio importante no horizonte. Alguns engenheiros que conhecem a tecnologia por trás do fornecimento de conteúdo e recursos na arena sem fio estão prevendo que em breve todos os telefones sem fio terão todos os mesmos recursos, ou serão tão similares que funcionarão de forma idêntica. Isto não é bom para nenhum provedor de telefonia sem fio, mesmo Apple.
A razão é a possível comoditização das telecomunicações sem fio. Considere o que aconteceu com os serviços de telefonia fixa de longa distância, agora em grande parte uma commodity de preço mais baixo e também, para um número cada vez maior de pessoas, substituída por serviços de voz sobre IP ou telefone sem fio de longa distância, onde muitos minutos gratuitos estão incluídos no pacote, e chamadas para o exterior são possíveis através de serviços como Viber.
Quando uma categoria de produto é comercializada, não há nada mais para os consumidores fazerem escolhas, exceto o preço. Em outras palavras, pode haver uma guerra de preços do provedor wireless no horizonte. Além disso, a largura de banda do espectro wireless não é barata, mesmo quando as operadoras compram ou vendem porções para ajudar a manter um equilíbrio para atender às necessidades dos clientes sem excesso de largura de banda. E, como mencionado acima, o espectro 5G tem alguns problemas, de modo que há uma expansão limitada.
Fornecedores pesados irão expulsar os mesmos gerentes que os salvaram durante greves trabalhistas, reduzir as operações para uma cadeia de suprimentos estreita, padronizar e automatizar as compras dos consumidores usando canais online e eliminar a maioria do marketing e publicidade. O último segmento a sofrer será o de acionistas.
Existe alguma esperança para a Verizon, no entanto, dada a sua capacidade superior de criar novas aplicações. Os mercados para as tecnologias sem fio sem fio sem fio sem fio estão prontos para explodir, assim que se souber o suficiente sobre como implementar a inteligência artificial necessária para dispositivos mais versáteis e gerenciáveis, incluindo segurança doméstica e tecnologia "wearable", tais como dispositivos de monitoramento cardiovascular e neurológico. (Para não mencionar as escutas governamentais e o rastreamento de caracteres "suspeitos", mas esse é outro conjunto de problemas.)