Por que as tecnologias de dados celulares (3G, 4G LTE, etc.) não são verdadeiramente ilimitadas como a Banda Larga e a DSL?
Por motivos de marketing à parte (que são muitos), pode-se dizer que é muito mais difícil oferecer planos confiáveis ilimitados para wireless do que para banda larga fixa.
Banda larga fixa é, bem, fixa. Cada utilizador está ligado a um dispositivo de agregação - um DSLAM, CMTS, OLT, switch, etc. - que está ligado por uma quantidade fixa de largura de banda ao núcleo da rede. Cada caixa de agregação serve um determinado número de clientes. Se o nó estiver cheio, um novo cliente pode't ser adicionado, a menos que o nó seja expandido, ou o cliente esteja conectado a outro nó no neighboorhod. Desta forma, o crescimento da rede pode ser gerenciado com um bom grau de previsibilidade.
Com coisas móveis não são tão simples assim. Os clientes usam a largura de banda da torre de celular mais próxima de onde eles estão em um dado momento. Então você pode estar conectado a uma torre onde você é o único cliente, e você'terá toda a largura de banda dessa torre disponível para você. Mas você pode estar em um lugar lotado, junto com cem pessoas, todos tentando se conectar à mesma torre de celular. Como você pode realmente planejar para isso? Projetar a rede para funcionar no pior cenário para cada célula vai custar muito mais do que fazer um projeto similar para banda larga fixa.
Planos limitados don'não resolve realmente este problema, pois é algo inerente à mobilidade do usuário. Mas eles tornam a rede um pouco mais fácil de gerenciar, diminuindo as expectativas e dando à operadora móvel uma desculpa melhor para as limitações de desempenho.
Como eu disse, isso'é apenas uma parte da história. Há também muitas razões de marketing. As pessoas estão dispostas a dar às operadoras móveis algo em troca do valor da mobilidade. A qualidade do som e o desempenho da Internet são compensações que a maioria dos clientes está feliz em aceitar, pelo menos por enquanto. Mas conforme as pessoas se acostumam com a tecnologia, acredito que as pessoas serão menos tolerantes e começarão a esperar um padrão de serviço mais alto.