O SO cromado está morto?
Não, de maneira nenhuma. Esta resposta pode ser demorada, mas eu'gostaria que entendesse a minha lógica. E a minha resposta é específica para Chromebooks rodando Chrome OS.A minha definição de um dispositivo útil depende de ele ser capaz de executar uma tarefa melhor do que qualquer outro dispositivo. E-readers, como o Kindle, são a melhor maneira de ler livros. Smartphones são a melhor maneira de fazer muitas coisas, mas especificamente enquanto em movimento. E os Chromebooks...são a melhor maneira absoluta de navegar na web.
Atualmente, o mais utilizado e em muitos casos, o único programa utilizado no seu computador é o browser. E como o Google Chrome é o navegador mais popular do planeta, usar um Chromebook é fácil, natural e meio que faz muito sentido. Caramba, você provavelmente alcança o navegador mais frequentemente em qualquer dispositivo que esteja mais próximo de você quando você're sentado no sofá.
Por mais que a Apple diga que nós're no mundo "pósPC", nós ainda usamos muito computadores, e continuaremos a fazer isso por anos. Claro, alguns de vocês podem estar a aplaudir os comprimidos. Mas os tablets, por outro lado, são uma categoria de dispositivos que tem procurado uma identidade, mas que se perderam seriamente no seu caminho. O Transformer Infinity (de propriedade de um por algumas semanas e depois devolvido) e o iPad ainda não passam de smartphones gigantes (menos o rádio telefônico). Aqui estão alguns problemas sérios que paralisaram a sua capacidade de serem usados para realizar tarefas computacionais comuns. Note que estes exemplos estão no Android, embora se apliquem de forma semelhante ao iOS também.
- >li>Abrir um link em uma nova aba em um navegador. Isto requer que você pressione o link por muito tempo, o que às vezes apenas faz't registrar. Com o trackpad, it's é ainda mais frustrante. Em um computador, você simplesmente clica com o botão direito e escolhe abrir uma nova aba.
- Multi-tasking. Mesmo que o Android tenha realmente multi-tarefas, it's ainda não é muito funcional. Por exemplo, para conversar com um amigo requer que você aperte o botão Recent Apps, encontre o Google Talk e selecione uma pessoa. E então você tem que repetir isso para voltar ao que você estava fazendo. Isto é absolutamente irritante (e cerca de 100X mais no iOS) quando você responde a mensagens. Em um computador, você pode multi-tarefas muito mais rápido e eficientemente.
- Cortar, copiar, colar. Você precisa pressionar por muito tempo para selecionar a palavra pelo toque ou pelo trackpad, selecionar o ícone Cortar/Copiar, e se você quiser colar em uma aplicação diferente, você tem que aguentar o incômodo mencionado acima. Uma vez que você're lá você tem que pressionar por muito tempo e selecionar colar. Todo o processo é um enorme passo atrás em usabilidade.
- Sem extensões de browser. Não tenho a certeza se o Chrome Mobile alguma vez as terá, mas não ter nenhuma (especialmente AdBlock Plus) é enfurecedor.
- Aplicações são realmente diluídas, versões desajeitadas dos seus websites. Tentar editar uma planilha no Google Drive ou no aplicativo SkyDrive é uma experiência horrível em comparação com o aplicativo web. Comparar produtos no aplicativo Amazon é'não é possível, uma vez que você só pode ver um de cada vez. Cada aplicativo (mesmo no iOS) parece que foi projetado para ser usado em pequenas rajadas, em vez de sessões indefinidas. Na verdade, enquanto eu usava o tablet, eu parei de usar aplicativos e apenas abri o respectivo serviço no Chrome.
Todos os problemas de usabilidade que mencionei acima são invisíveis e don'não nos incomodam quando usamos um smartphone. Porquê? Porque os aplicativos, mesmo aqueles projetados especificamente para tablets, são melhor utilizados enquanto em movimento e em pequenas explosões. Claro, existem aplicativos para quase tudo, mas quando você tem algum tempo e quer a experiência completa, esses micro-programas simplesmente não't corta isso. E isto porque o Android e o iOS nasceram no mundo dos smartphones.
Para ser uma compra justificável (como mencionei acima), os tablets precisam de fazer certas tarefas melhor do que qualquer outro dispositivo. E essa tarefa, aparentemente, é puramente de consumo de mídia, em casa ou em viagem. Exemplos atuais de tablets que encontraram uma identidade são o Nook, Kindle Fire ou o Nexus 7, que são projetados desde o início para serem gateways para suas respectivas lojas de aplicativos. Eles'são melhores para ler livros/ revistas, ver filmes/TV shows, e jogar jogos do que qualquer outro dispositivo. E o formato de 7" é ideal para este dispositivo de consumo de mídia, uma vez que ele'não é volumoso ou tão pesado. Não é surpresa que a Apple esteja entrando freneticamente nesta categoria em breve. Este é o único tipo de tablet, na minha opinião, que realmente tem um verdadeiro propósito.
Desculpe pela digressão, mas ao contrário dos tablets, os Chromebooks têm um propósito e os don'não têm problemas de usabilidade. Mas porque é que os Chromebooks são melhores do que os portáteis tradicionais? Bem, a queixa mais comum sobre o Chromebook é o preço. Os detractores queixam-se que um portátil tradicional, com Windows ou OS X, pelo mesmo preço, pode fazer muito mais. Mas esse mesmo portátil abranda com o tempo, trava aleatoriamente, fecha à força, tem bloatware, requer horas para configurar, leva minutos para arrancar, requer spyware-scanning/virus-scanning/disk-cleanups, patches e actualizações intermináveis, reinicia depois das instalações, tem ventoinhas barulhentas, bateria fraca...devo continuar? É triste que isto seja o que nós'temos crescido acostumados a fazer nos últimos 30 anos. E os Chromebooks são o primeiro dispositivo por aí que não tem as frustrações acima. Brilhante.
Outra reclamação é que você pode't fazer tudo na web. Isso'é verdade...para a fração de pessoas que compilam código, fazem vídeo profissional e edição de fotos, são gamers hardcore, modelagem 3D, etc. Para o resto de nós, os Chromebooks são perfeitos. E a lista de aplicações Chrome offline está em constante crescimento. Até se pode jogar jogos completos como o Bastion.
Com um Chromebook, você'está obtendo a experiência computacional mais agradável e sem complicações lá fora com a qualidade de construção de um laptop de $1000+ por menos da metade do preço.
Então o SO Chrome está't morto. It'é uma pena que o Google tenha feito um trabalho pobre na comercialização deste produto incrivelmente subestimado. O Android parece estar roubando a maior parte do seu trovão, ironicamente.