A realidade virtual ou realidade aumentada irá revolucionar a forma como fazemos compras?
Realidade virtual e realidade aumentada oferecem dois benefícios potenciais chave para compras baseadas em computador: simulação de propriedade e compras referenciadas espacialmente. Cada um desses conceitos é abordado com mais detalhes abaixo.
Simulação de propriedade significa que o comprador é mais capaz de entender melhor o que a compra significa para eles, resultando em melhores decisões de compra. Exemplos disso incluem:
- Vistas imersivas de uma casa ou carro que uma pessoa deseja comprar. Pode também incluir vistas de um resort de férias em diferentes locais: a praia, lobby do hotel, principais locais turísticos, etc.>li>Apresentação correcta em tamanho real de um objecto virtual, mais as relações entre objectos. Por exemplo: roupas em uma auto-representação virtual, um móvel ou uma pintura em um contexto doméstico, ou uma nova planta ao lado de uma planta existente.
- Inspecção de encerramento além do que normalmente é possível na realidade: dentro de um motor de carro, o piso inferior ou teto inacessível de uma casa, a vista de um pássaro de um local, etc.>li>Simulação de casos de uso do produto, incluindo os efeitos de mudanças na hora do dia, época do ano, iluminação ou tempo.>/ul>p>Compra referenciada espacialmente refere-se à experiência física de andar por uma loja, que foi parcialmente perdida em interações de compras baseadas em tela. A navegação virtual através de uma loja, se feita corretamente, tem uma série de vantagens sobre as compras baseadas na tela:>ul><
- Melhor memória: o cérebro humano dedica muito volume ao processamento visual-espacial. Somos muito bons a lembrar as direcções e posições relativas das coisas, como "o leite está no canto posterior esquerdo do supermercado perto do pão". As compras VR podem ajudar a explorar esses mecanismos de memória de forma mais eficaz do que a navegação no site. Isto pode ser usado para permitir compras mais rápidas, e também para manipular o comportamento de compra.>li>Serendipitous discovery: Há algo na navegação física, seja para CDs, utensílios de cozinha ou roupas, que os humanos gostam. Nunca foi realmente replicado de forma convincente em forma de navegador. As compras por impulso acidental, como agarrar uma barra de chocolate numa caixa, são uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas.
No momento (2017), muitos desses benefícios ainda não podem ser realizados devido a limitações tecnológicas. As limitações mais importantes incluem ineficiências na navegação em espaços VR, e a resolução limitada dos atuais displays VR. Até hoje, a principal aplicação do VR Shopping tem sido em vistas estáticas de 360 graus de casas e resorts de férias, onde o benefício é claro e tecnologicamente viável em uma escala industrial.
Artigos semelhantes
- Como é que a realidade virtual e aumentada irá afectar a sustentabilidade?
- Como o StarLink do SpaceX irá revolucionar a forma como usamos a Internet? A internet a cabo vai se tornar obsoleta?
- Como distinguir facilmente realidade aumentada e realidade virtual
- Qual empresa desenvolve aplicativos móveis baseados nas últimas tecnologias como o IoT, realidade aumentada, realidade virtual, etc.?