Por que é tão difícil para a Apple usar os visores AMOLED ou OLED que eles irão usá-los em 2018?
É muito simples: A Apple não faz nada por si só, e eles precisam de um enorme volume disponível de qualquer componente antes de o incorporarem num dispositivo Apple.
Veja a empresa que começou tudo isto: a Samsung. Eles fazem a tela, fazem a CPU, fazem eles mesmos praticamente todas as partes caras de um telefone Samsung Galaxy. Ou pelo menos, eles podem, embora tendam a otimizar a construção interna versus usar essa capacidade interna para fazer peças para outras empresas também. Mas o resultado final: se a Samsung colocar um display OLED, eles serão capazes de fazer quantos displays OLED forem necessários.
A Apple ocasionalmente foi queimada, na maioria dos casos há anos, em um componente ou outro que não foi feito e só poderia obter de uma única fonte. Isso vai até o iPod, na verdade. Eles estavam usando um minúsculo processador PSoC da Cypress para ler o discagem por toque no iPod, e seus números excederam as expectativas de uma forma à qual a Cypress não conseguiu se adaptar imediatamente. Então, mesmo que ninguém mais conseguisse obter peças do Cypress naquele ano (na verdade eu tinha que desenhar uma de algo que eu estava fazendo), a Apple não conseguiu tantas como eles queriam, pelo menos por alguns meses.
Então, mesmo para coisas complexas como displays e SoCs, a Apple tenta alinhar vários fornecedores. Essa é uma das razões porque eles fizeram seus próprios SoC (processador, GPU, etc). Eles lidam com Samsung ou TSMC ou quem quer que seja como fabricantes de chips para essa parte, mas eles controlam a parte.
Até hoje, tem sido possível obter essencialmente o mesmo painel LCD de vários fornecedores. Os OLEDs são uma tecnologia mais recente, e que não tem estado sem as suas dores de crescimento. A Apple poderia comprar painéis OLED da Samsung (eles os apelidam de AM-OLED, para o Diodo emissor de luz orgânico Matric activo) ou da LG . A Apple conseguiu o display OLED muito menor para o Apple Watch da LG, e eles parecem muito provavelmente estar adquirindo um painel OLED para o iPhone 8 da LG também.
Curiamente, no entanto, a LG ficou com o LCD (que eles também fazem) para seus telefones e concentrou seu próprio desenvolvimento interno em grandes painéis OLED, para TV e eventualmente monitores, que eles vêem como um negócio melhor no momento. É claro. o dinheiro de outra pessoa pode sempre inclinar esse equilíbrio, e seria interessante para LG, talvez, usar o dinheiro da Apple para construir um pequeno negócio de monitores em OLED que rivaliza com a Samsung.
Pough Apple poderia estar olhando para a Samsung também, e este ano a Samsung está abrindo outra pequena fábrica de painéis, que vai aumentar sua capacidade em 30%. A Apple vai ficar praticamente à mercê de qualquer negócio que possa fazer com uma ou ambas as empresas. Isso não é tanto um problema se você for uma pequena empresa de telefonia, que coloca de 10 a 20 milhões de telefones por ano. Mas a Apple faz 200 milhões.
Artigos semelhantes
- Como os visores AMOLED se comparam aos visores IPS?
- O que significa "Amoled screen"? Qual é o benefício de Amoled display? Que ecrã é melhor, LCD ou Amoled?
- O que é melhor: OLED ou AMOLED ou Super AMOLED?
- Os visores AMOLED causam mais tensão ocular do que o LCD?
- Onde posso comprar visores OLED flexíveis e transparentes?