Porque é que o grafeno ainda não tomou conta do mundo?
Definamos primeiro o que é o grafeno.
Graphene: "O grafeno é uma folha de uma única camada (monocamada) de átomos de carbono, firmemente ligada numa malha hexagonal alveolar"
Por isso é representado assim:
Graphene é muitas vezes chamado de "material maravilhoso". Isto porque o grafeno é indiscutivelmente o material mais forte, assim como é completamente flexível. É mais condutivo do que o próprio cobre. Tem um potencial incrível para tornar tudo melhor e mais durável.
Agora, tendo isso em mente, porque é que o grafeno não é abraçado pelas indústrias e outras empresas?
Bem, ele gira em torno de duas coisas principais: Dinheiro e Pesquisa
Segundo o analista liberum Yuen Low, "No momento, estima-se que um grama de grafeno custa cerca de 100 dólares". Com coisas como esta, a comercialização leva anos. Vai passar anos no laboratório e depois anos em testes e escalonamento e assim por diante"
I quer dizer a sério? Uma grama de grafeno por 100? Não é realmente a melhor escolha.
Por outro lado, o grafeno soa bem mas leve em consideração que o grafeno pode ser perigoso. Como dito, o grafeno é mais propenso a conduzir calor e electricidade. É 1.000 vezes mais condutor do que o silício!
Correntemente é muito difícil produzir grafeno em grandes quantidades que não tenha defeitos ou falhas na sua estrutura atómica. A pesquisa ainda é necessária para compreender melhor o grafeno.
O vídeo seguinte aprofunda-se mais na matéria.
Porque é que o grafeno não tomou conta do mundo...ainda:
>p>Fontes:Aplicações do grafeno: para que é utilizado o grafeno?
Porque é que o grafeno não tomou conta do mundo...ainda
Os Desafios que a Comercialização do Grafeno enfrenta: Entrevista com a Dra. Ania Servant