Como funcionam exactamente as aplicações do equalizador de música?
Quando ouvimos música com o propósito de apreciá-la, não devemos equalizar. O equalizador irá mudar a ênfase que o compositor colocou no arranjo.
No entanto, se você estiver ouvindo boa música que foi mal gravada, ou se você estiver usando um equipamento ruim, você pode usar o equalizador para corrigir de alguma forma o som geral.
No caso de um equipamento de reprodução ruim: se o equipamento não for bom, o equalizador provavelmente será ainda pior.
E você tem certeza que sabe de antemão qual erro você deseja corrigir e qual modo de equalizador você vai usar? Gráfico? Paramétrico? Shelf ou Notch?
Equalizar uma peça de música totalmente misturada e masterizada, tocada numa máquina decente, geralmente não é muito útil. E a maioria dos ouvintes nem sequer sabe como proceder (tentativa e erro não é uma solução). E é importante relembrar que "TERAMBÉM SER IGUALIZADO POR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO, USUALMENTE MELHOR QUE VOCÊ".
Também porque uma obra masterizada em 44100 Hz a 16 bit por amostra, já tinha muito provavelmente "formato de ruído" e "amargurado" o que não ajuda (nem o equalizador nem o tipo que tenta equalizar).
Tão importante saber isso: Os equalizadores inseridos nos COMBO players são normalmente bons para nada mais do que aumentar o preço do combo player.
Você verá pessoas usando muitos processadores de efeitos (não apenas equalizadores) em clubes de dança, performances de DJs, etc. Mas eles não os usam para melhorar a qualidade do som. Eles o usam para corrigir falhas acústicas causadas pelas características ao redor. Exemplo: excesso de eco, má disposição dos alto-falantes em teatros ou mesmo performances ao ar livre, tocar em campos de futebol ou arenas de touradas, etc.
Não melhoram em nada o som. Eles apenas tornam possível trabalhar num ambiente desajustado. É um compromisso.