O WhatsApp armazena mensagens nos seus servidores ou é tudo apagado após a entrega e armazenado apenas nos telefones dos destinatários?
Mensagens e metadados não são guardados por mais tempo do que o necessário (a menos que sejam "legalmente obrigados a recolher") de acordo com o seu Aviso de Privacidade: WhatsApp Legal Info
>p>O conteúdo das mensagens que foram entregues pelo Serviço WhatsApp não é copiado, guardado ou arquivado pelo WhatsApp no decurso normal dos negócios. O Serviço WhatsApp pretende ser uma substituição por SMS, utilizando o serviço de dados através de um telemóvel do utilizador's (através da rede celular ou wifi). Os utilizadores escrevem as suas mensagens, que são enviadas através do serviço de dados para os nossos servidores e encaminhadas para o destinatário pretendido (que também deve ser um utilizador WhatsApp), se esse destinatário estiver online. Se o destinatário não estiver online, a mensagem não entregue é guardada no servidor do WhatsApp&apos até que possa ser entregue. Se a mensagem não for entregue durante trinta (30) dias, a mensagem não entregue é eliminada dos nossos servidores. Depois de uma mensagem ter sido entregue, já não reside nos nossos servidores. O conteúdo de quaisquer mensagens entregues não é mantido ou retido pelo WhatsApp - os únicos registos do conteúdo de quaisquer mensagens entregues residem directamente nos dispositivos móveis do remetente's e do destinatário's (e que podem ser eliminados por opção do utilizador's). Não obstante o acima exposto, o WhatsApp pode reter informações de data e hora associadas às mensagens entregues com sucesso e aos números de telemóvel envolvidos nas mensagens, bem como qualquer outra informação que o WhatsApp seja legalmente obrigado a recolher. Os ficheiros que são enviados através do serviço WhatsApp residirão nos nossos servidores após a entrega por um curto período de tempo, mas serão apagados e removidos de qualquer informação identificável num curto período de tempo, de acordo com as nossas políticas gerais de retenção.Outrossim, penso que a encriptação de ponta a ponta é agora o padrão, por isso se for esse o caso, mesmo quando a mensagem está no servidor, não pode ser lida pelo WhatsApp. Eles só podem saber quem está a enviar para quem e quando. Estes são os metadados de que precisam para enviar mensagens e saber quando apagá-las se não forem entregues durante demasiado tempo.
Interessantemente, o Signal tem um sistema onde não guarda o remetente no servidor: Pré-visualização da tecnologia: Remetente selado para Signal isto melhora muito a privacidade, já que saber "quem contactou quem" é muito mais significativo do que "alguém foi contactado por uma pessoa desconhecida". Apesar de que um agente estatal seria capaz de identificar os usuários por timestamp, dependendo da densidade de tráfego, e é por isso que eles devem implementar: Pedido de recurso: Adicionar uma opção para 'Atraso no envio' - Edição #895 - signalapp/Signal-Android para identidades ainda mais obscuras. E o sinal é código aberto, o que torna mais provável que eles estejam dizendo a verdade :-)