O que há de tão perturbador na Airbnb?
A perturbação básica é que ela desbloqueia o fornecimento ilíquido de quartos alugáveis e cria um mercado que permite aos proprietários desse stock rentabilizar o fornecimento.Por causa da natureza desses quartos, eles podem naturalmente subcotar os quartos de hotel, que são a única alternativa disponível, e isso cria uma interrupção clássica de baixo custo, onde, na maioria das vezes, para os consumidores de "noites longe de casa", a nova alternativa que a AirBnB introduz é suficientemente boa.
Este tipo de participante vai forçar os fornecedores de alto nível a "voar com qualidade" (ou seja focar nos hóspedes de hotéis que realmente valorizam as coisas que só os hotéis podem fornecer, como o concierge) ou delinear melhor a parte do preço de um quarto que representa a proposta básica (um quarto seguro, limpo e confortável) de todos os extras, que o consumidor AirBnB pode ou não querer.
Este tipo de abordagem, desbloqueando uma oferta de coisas monetizáveis, de outra forma indisponível, para as quais existe uma demanda latente não atendida, pode ser replicada através de categorias. Eu recentemente vi um foco inicial em deixar os proprietários alugarem suas ferramentas de jardinagem / energia.
Outros exemplos seriam criar um concorrente para o ZipCar que deixaria os proprietários de carros urbanos que não usam' não usar seu carro diariamente para ganhar dinheiro extra, deixando-o para outros.