Qual é o seu programa favorito de edição de imagem?
Há três editores de imagem que utilizo regularmente. Todos eles têm os seus prós e contras e é apenas uma questão de decidir qual é o melhor para o trabalho em questão.O primeiro é o Adobe Photoshop, o padrão ouro dos editores de imagem. Se você está planejando fazer qualquer trabalho de design profissional, você deve ter alguma experiência com o Photoshop. É o padrão na indústria e o software com o qual todos os outros editores de imagem são comparados. É claro que o preço pode tornar-se proibitivo. Desde que a Adobe mudou para o modelo Creative Cloud, o Photoshop não é comprado, mas alugado. Isto pode se somar rapidamente, especialmente se você o empacota com o Illustrator ou Premier.
O meu editor de imagens favorito hoje em dia se chama Pixelmator. O Pixelmator é muito mais do que o Photoshop Light. É um editor de imagens muito poderoso por direito próprio. O custo é muito menor que o Photoshop e tem uma das melhores ferramentas Select que eu já vi. É apenas para o Mac e não há tantos efeitos disponíveis para o Pixelmator como para o Photoshop, mas nos 6 anos que o tenho usado, não acho que realmente senti muita perda.
O meu terceiro editor de imagens favorito é o Gimp. Gimp foi originalmente projetado para Unix mas agora ele roda em qualquer plataforma. Ele tem todas as ferramentas que você pode encontrar no Photoshop e é absolutamente gratuito. O lado negativo é a interface. É muito diferente do modelo do Photoshop, portanto se estiver habituado a um conjunto de ícones, no Gimp todos eles serão diferentes. Isto faz uma curva de aprendizagem íngreme se estiver à procura da ferramenta de cultivo e não a consegue encontrar porque o ícone é diferente. Dito isto, pelo preço pode valer alguma prática.
Utilizo o Gimp nos meus sistemas Linux e Windows e o Pixelmator no meu Mac.
Utilizo o Photoshop quando estou num estúdio que mo fornece para o trabalho.
De qualquer forma, não pode correr mal. Eu me sinto sobre edição de imagens como eu me sinto sobre edição de vídeo, use as ferramentas que permitem que você faça o trabalho. Sua criatividade e habilidade é mais importante do que a ferramenta utilizada.