Casa > O > O Dubstep Levou A Uma Armadilha?

O dubstep levou a uma armadilha?

Para responder à sua pergunta, dubstep preparou, de facto, o caminho para a popularidade da música da armadilha. No entanto, a trap music é um gênero que foi fortemente influenciado tanto pela EDM quanto pelo hip-hop, então o dubstep não foi o único contribuinte para este gênero popular de música.

Em essência, a trap foi influenciada pelo dubstep em parte devido ao fato de que o dubstep fez com que a EDM como um todo aumentasse em popularidade entre os anos 2009-2014. Dubstep naquela época era o gênero principal da EDM, graças a DJ's como Skrillex, Rusko, Doctor P, Netsky e Flux Pavilion. Antes de 2009, dubstep era um gênero de música underground que foi iniciado por artistas como Benga, Skream e Kode9 no início dos anos 2000.

Após o ano de 2014, comecei a notar um declínio no gênero dubstep. Ainda era um pouco popular, mas notei que outro estilo de música estava entrando em cena muito rapidamente, com uma sensação muito mais hip-hop do que dubstep: este gênero era conhecido como trap music.

A partir de 2014, a dubstep music declinou muito em popularidade. UKF Dubstep - que era de 6 milhões de assinantes - em um ponto estava recebendo mais de 1 milhão de visualizações a cada upload. Hoje faz entre 30-60,000, em média. Enquanto isso, Trap Nation - com 26 milhões de assinantes - em média fica entre 200k-1M por upload.

Eu notei pela primeira vez a música trap provavelmente um ano antes do declínio do dubstep (2013). A primeira música trap que me lembro de ouvir foi o Afruxx remix do Doctor P "Big Boss". Comentei a música dizendo: "É como música rap instrumental", à qual recebi a resposta: "Não é rap, é música de armadilha". Artistas Dubstep como Getter e Datsik começaram a fazer experiências com música de armadilha, embora a maior parte deles ainda se prendessem ao dubstep. Outros artistas pegaram esse novo estilo e o fundiram com outros gêneros; o artista inovador LAXX lançou seu EP "Step One" em 2014, criando um som distinto que ele cunhou "twitch" que embaçou a linha entre a música trap e dubstep.

Então, no ano de 2014, saiu uma música de sucesso que realmente definiu a essência do que é a música trap: "Turn Down for What" de DJ Snake ft. Lil Jon. Enquanto a maioria das lojas de música online a rotulam como uma música de "dança", eu considero esta uma canção de armadilha completa. Tem de tudo, desde a introdução/construção/descolagem até aos 808's mais baixos, passando pelas costeletas vocais que estão sempre presentes no género armadilha. Um suave precursor da popularidade da trap pode ser o Harlem Shake de Baauer.

Interessantemente, se você comparar os dois gêneros (dubstep e trap), eles realmente não são muito parecidos um com o outro em termos do que define cada gênero. Dubstep foca em um ritmo estável a 140 bpm com graves pesados balançando enquanto a música trap foca em kits hip-hop 808. A única coisa que parece ligar os dois é o uso de sons graves graves e o típico conceito "intro, build, drop" que é usado na maioria das músicas de EDM.

Eu fecho dizendo que como alguém que é fã de EDM desde 2011, posso concordar que a música trap foi influenciada pelo dubstep. Embora tenha sido certamente uma virada interessante dos eventos (e meio legal ver como tudo acabou), vou admitir que estou triste que, de acordo com a grande maioria, a era do dubstep tenha terminado (Getter até parodiou esse conceito em sua música "Dubstep is Dead" [Explicito]). Para nós, certamente não está morto, mas vivo e bem.

De Angelika Arora

Devo comprar um Chromebook ou um portátil? :: Há algum aplicativo Android disponível que me lembre de hora em hora de tomar água?