Casa > Q > Quão Poderoso É O Irão No Médio Oriente?

Quão poderoso é o Irão no Médio Oriente?

Geopolítica

Devido à sua geopolítica, o Irão é sem dúvida o país mais influente do Médio Oriente.

Por exemplo, o Irão era uma secção crucial da antiga estrada da seda (uma rede de rotas comerciais) que ligava o leste e o oeste.

main-qimg-dd28c392e2c961ad54eaa6872cc048ca

Yet hoje, o Irã é novamente uma parte crucial do plano chinês para recriar a estrada da seda ou a Cinturão e Iniciativa Rodoviária.

main-qimg-bff6ff02e5991d3dad6b67162ae201e9

Qualquer distúrbio na cooperação iraniana na Cinturão e Iniciativa Rodoviária causaria um grande problema para os chineses e para todo o plano. Não posso imaginar, o que os EUA dariam em troca se o Irão anunciasse que não está a cooperar nesse plano com a China (por outras palavras, isto mostra o quanto o Irão tem influência).

Energy

Irão também tem uma enorme influência no fornecimento mundial de energia. 40% das exportações de petróleo bruto e quase 20% dos produtos relacionados com o petróleo são provenientes do Golfo Pérsico. O Irão é o 4º e 2º em termos de reservas petrolíferas e de reservas de gás natural, respectivamente. Juntamente com estas vantagens, o Irão é capaz de perturbar dramaticamente o fornecimento mundial de energia em caso de conflito quente.

main-qimg-e72dfe9fe3dbde2b66f6f115a87312ac

2 Choke Points That Threaten Oil Trade Between The Persian Gulf And East Asia

Há outros fatores que acrescentaram ao poder do Irã que não são naturais, como sua influência em Bab-el-Mandeb no Iêmen (A origem desses fatores se deve à má política de superpotências como os EUA e países regionais, ao invés da experiência do Irã em expandir seu poder).

A mão indirecta iraniana na segurança da Bab-el-Mandeb dá-lhe uma grande influência nas rotas de comércio marítimo internacional entre o leste e o oeste. Qualquer perturbação neste posto de controle vai criar um caos absoluto na economia mundial.

Outras vezes, a influência indireta iraniana no Iêmen, ameaça seriamente a maior refinaria de petróleo (Aramco) no sul da Arábia Saudita, no caso de um conflito quente, que mais uma vez é a representação do poder do Irã.

A influência que o Irã tem sobre o mercado global de energia é provavelmente a principal razão pela qual ainda não foi atacado.

main-qimg-6f8cd0bc6ec1aacb502de0ebe68006cf

(Nos últimos dias de julho de 2018, Houthis atacou o petroleiro saudita depois que o General Qassem Soleimani, o chefe da força Quds no Irã, ameaçou diretamente Trump sobre o famoso tweet da letra maiúscula completa de Trump contra o presidente iraniano, Hassan Rouhani)

Leais aliados

Outro grande erro dos EUA no Oriente Médio para invadir o Iraque e a tentativa de retirar Assad do poder na Síria forneceu ao Irã o tipo de influência que ele não tinha há séculos.

De acordo com as fontes dos EUA, as milícias iranianas apoiadas (não iranianas) são de até 80k na Síria e mais de 100k no Iraque.

Os EUA fizeram tudo isso para ter a maior presença nesses países para pressionar o Irã, mas agora o Irã empurrou as forças dos EUA para fora desses dois países (Iraque e Síria) e ao longo de seus aliados têm a maior presença e influência nessa região.

Irã não está ocupando militarmente nenhum país, mas tem LOYAL aliados em todo o Oriente Médio. Do tipo em que (aliados) pode confiar em tempos difíceis como a guerra, que não procuram apenas o dinheiro do Irã porque estão ideologicamente ligados.

Hezbollah é talvez a maior conquista que aumenta o poder do Irã. O poder militar do Hezbollah no Líbano (ao lado do Mediterrâneo) é mais forte que a maioria dos exércitos oficiais do mundo. Este grupo está se tornando quase auto-suficiente, o que significa que eles não são realmente dependentes do Irã. O Hezbollah está agora tão avançado que eles podem criar e organizar grupos e milícias como eles sem qualquer envolvimento iraniano.

( Ouça a primeira apresentação; ele deu um bom resumo da força do Irã no Oriente Médio)

Militares iranianos em 13o lugar (mais alto que o 16o Israel e 26o Arábia Saudita) e em geral, o Irã é o país mais poderoso ou o segundo mais poderoso do Oriente Médio, depois ou antes de Israel.

Irã também é um dos poucos países que são capazes de produzir mísseis balísticos. Os mísseis iranianos também estão se tornando altamente precisos, o que é um pesadelo total para os seus adversários regionais.

De Meyers Boudreaux

Quantos anos você teve um Surface Pro por último? :: Onde posso encontrar grandes conjuntos de dados meteorológicos para download?