As baterias de iões de lítio perdem capacidade quando não estão a ser utilizadas?
Esta pergunta parece simples mas na verdade é complicada.
P>Primeiro, você pergunta sobre capacidade, não carga - muitas das outras respostas abordam auto-descarga, não perda de capacidade.
Então aqui está o negócio - as baterias de iões de lítio perdem capacidade à medida que são usadas, mas essa perda depende de numerosas variáveis
>ul><Depth of discharge - quanto mais profunda a descarga, mais capacidade perderão. Na verdade, muitos fabricantes dão uma capacidade mínima após um certo número de ciclos - por exemplo, após 2000 ciclos a capacidade não será inferior a 80% de uma nova célula. A descarga para uma capacidade extremamente baixa é susceptível de acelerar a perda de capacidade. Normalmente, qualquer coisa inferior a 15% não é boa, de facto, uma boa prática é manter a descarga da bateria acima dos 20% da sua capacidade para prolongar a sua vida útil.>Li>Montagem da carga - mais uma vez, carregar uma bateria a 100% não é aconselhável, a menos que a utilize imediatamente. Para um armazenamento prolongado, cerca de 80% é um ponto doce para a longevidade.Temperatura - temperaturas altas ou extremamente baixas são matadores de bateria - esta é a razão pela qual a maioria dos carros elétricos irá gerenciar a temperatura da bateria, mesmo que isso exija gastar alguma da capacidade de aquecer ou resfriar a bateria.>/ul>>p> Mas aqui é quando se torna complicado - as células individuais de iões de lítio têm uma auto-descarga mínima, por isso se as carregar a cerca de 80%, não perderão muita capacidade mesmo ao longo de meses, por isso perderão muito pouca capacidade se não estiverem em uso. Mas quando você está usando uma bateria que envolve várias células, a auto-descarga de toda a embalagem é muito maior. Isso se deve ao que é chamado de Battery Monitor System (BMS), um circuito embutido na bateria que garante que as células não sejam sobrecarregadas, descarregadas em excesso e implementem uma variedade de outros recursos de segurança; no entanto, ele consome energia, mesmo quando a bateria está apenas sentada ali. Em alguns projectos de robótica em que trabalhei, utilizámos baterias bastante grandes, 48V, 120 A-hr - a sua auto-descarga é tal que, literalmente, se esvaziará dentro de alguns meses. Na verdade, o fabricante afirma claramente que você deve carregá-las pelo menos a cada duas semanas. Assim, em baterias como essa, mesmo que você não "use" as baterias, você está colocando "ciclos" nelas, então elas perderão capacidade mais rapidamente do que células simples.Artigos semelhantes
- Como é que programam as baterias de iões de lítio? E as baterias de iões de lítio polímero e as baterias de iões de lítio são iguais?
- Porque é que os carros a gasolina e diesel não usam baterias de iões de lítio para substituir as muito pesadas baterias de chumbo-ácido?
- Os zangões, tais como quadcopters, podem utilizar baterias de iões de lítio em oposição ao polímero de lítio?
- Como é que uma bateria recarregável de iões de lítio/polímero (3.7v) é diferente de uma bateria de lítio não recarregável (3.0v)?