Qual é a última tendência em arquiteturas de aplicações web?
Algumas grandes mudanças na arquitetura de aplicações web desde 3 camadas incluem:
- Arquitetura orientada a serviços, na qual muito do código para a aplicação completa existe como serviços, cada uma com sua própria API http. Assim, uma parte do código pode fazer um pedido a outra parte do código, muitas vezes rodando em um servidor web diferente. A API é frequentemente organizada de acordo com os princípios de design REST. O pedido e a resposta são tipicamente apenas dados, não necessariamente apresentação amigável para o ser humano.>li>aplicação de página única, na qual a interface web é fornecida por uma aplicação Javascript rica, que permanece no navegador do usuário's sobre muitas interações do usuário. A IU pode realizar muitas solicitações assíncronas ou síncronas para o servidor web sem recarregar a página. Utiliza AJAX ou WebSockets para esta comunicação. Isto dá ao usuário uma experiência mais suave e natural, sem ser interrompido por cargas de página.
Todos estes dois tipos de tendências têm permitido que aplicações web sejam projetadas para múltiplas plataformas. Isso é importante no mundo moderno quando muitos usuários estão em tablets ou dispositivos telefônicos, em vez de navegadores de tela cheia em laptops ou computadores desktop. A interface do usuário pode ser projetada para caber em telas menores, mesmo que a maioria do código para o aplicativo permaneça a mesma.
Artigos semelhantes
- Qual é a última tendência em design de aplicativos móveis?
- Qual é a diferença real entre as arquiteturas x86, ARM e MIPS?
- O que é mais difícil, o desenvolvimento de aplicações web ou móveis? O que é mais difícil, web ou desenvolvimento de aplicações móveis?
- Qual é esta nova tendência de crianças, homens e lendas memes?