Que tipo de arquivo são as 360 fotos panorâmicas salvas como?
360 fotos são especiais porque são imagens esféricas, e não é tão fácil mapear a superfície de uma esfera em um plano plano plano . Todos os formatos de arquivo de imagem padrão assumem uma imagem plana e plana. Qualquer uma delas pode ser usada para segurar uma imagem panorâmica 360, uma vez mapeada para um plano, mas apenas algumas delas podem realmente descrever esse mapeamento.
Efforts para padronizar a descrição de 360 imagens em metadados de arquivo começou por volta de 1990 com o formato de arquivo QuickTime da Apple. O formato MP4 de hoje herdou essa capacidade, mas raramente é usado para imagens estáticas. Na maioria das vezes cabe aos aplicativos "saber" que um determinado arquivo jpeg ou tiff ou png realmente guarda uma imagem esférica em um formato particular. Várias empresas, nomeadamente o FaceBook e alguns fabricantes de câmaras, definiram etiquetas de metadados que podem ser adicionadas aos ficheiros jpeg ou tiff para que o seu software saiba sobre imagens esféricas, mas isto está longe de ser universal.
Existem vários mapeamentos práticos de esférica para plano. Dois são amplamente utilizados: Equirectangular é um mapa de latitude/longitude, 360 graus de largura x 180 graus de altura. A relação de aspecto 2:1 é muitas vezes usada como uma pista por um software com 360 graus de largura x 180 graus de altura. Os formatos de mapas de cubos projetam a esfera em seis imagens planas de 90x90 graus, que são normalmente empacotadas em um arquivo de imagem. Existem várias maneiras de fazer isso, assim os arquivos de mapas de cubos podem ser mais difíceis de decodificar se não forem descritos adequadamente.
Você pode ver afirmações de que um determinado mapeamento de imagem esférica é "mais eficiente" do que outros. Estes não devem ser levados a sério, pelas seguintes razões.
1) Todos os esquemas práticos de armazenamento e transmissão de imagens utilizam algoritmos de compressão que removem quase toda a redundância estatística dos dados originais - incluindo qualquer redundância que o "mapeamento eficiente" eliminaria. Assim o tamanho real do arquivo jpeg será essencialmente o mesmo, não importa o mapeamento utilizado, dependendo apenas da resolução da imagem fonte.
2) Todos os sistemas práticos de exibição de imagens esféricas quebram a imagem em pequenos tiles antes de converter de volta para uma visão esférica. É mais fácil mapear esses tiles "eficientemente", comparado com a imagem inteira, e o custo de fazer isso é praticamente independente do mapeamento da fonte.
Artigos semelhantes
- Como carregar fotografias panorâmicas no Facebook para exibir corretamente as fotografias panorâmicas completas
- Como remover um emoji das fotos salvas
- É possível arrancar ROMs de jogos Xbox 360 do disco sem uma consola Xbox 360?
- Por que minhas mensagens (não snaps) com algumas pessoas no Snapchat são salvas automaticamente, mas eu tenho que salvar outras manualmente?