Quais são os riscos do uso de computadores em cibercafés?
Há uma pilha de problemas associados à utilização de WiFi gratuito, seja num cibercafé ou noutro local, muitos dos quais são abordados pela resposta de Jonathan Rosca. Em geral, não é uma ideia muito boa sem também utilizar uma VPN.No entanto, utilizar computadores reais em cibercafés - computadores que você não possui, não tem controle operacional, você só paga para usar - é uma categoria de risco totalmente diferente.
No mínimo, considere o seguinte: você está caminhando para um computador que não conhece, e sentado para usá-lo.
Algo como puxar uma revisão de restaurante, obter direções, imprimir um mapa, provavelmente não é uma grande coisa. Você não digitou nenhuma informação pessoal nem senhas, não é nada demais.
Acessando seu e-mail? Esse é outro risco. É bastante trivial adicionar um keylogger a um sistema de computador que grava cada pressionamento de tecla, tornando muito fácil para alguém que fez isso ter também as suas credenciais de e-mail - o seu nome de login, a sua senha. Isso é super-not-cool.
Acessando seu banco? Eu pensaria que isso está mesmo fora da mesa.
Você pode contornar isso (talvez, mais sobre isso em um momento) fazendo algo como criar um stick USB bootável contendo Tails, uma versão LINUX personalizada para rodar em um stick USB, deixando para trás zero pegada. Ele foi projetado exatamente para este tipo de coisa - vá até um computador que você não conhece, encaixe a pendrive, reinicie a partir da pendrive, e sem mudar nada no computador, você está executando algo que você conhece e entende.
Existem outras soluções, mas eu gosto disto em particular porque se você por acaso perder a pendrive, não há nada nele do seu uso que seria de valor para qualquer um. Sem histórico, sem logs, nada que os deixe saber alguma coisa sobre você.
Então, voltando a esse "talvez". Eu vi teclados hackeados que continham keyloggers embutidos. O "dono" do teclado entrava de vez em quando e colhia os logs, e invariavelmente acumulava um número de combos de nome de usuário/senha. Assustador. Realmente, realmente assustador.
Isso não é comum, mas você sabe, se eu fosse implantar um desses, com certeza, seria em um Internet café ou em um computador por hora, usado por viajantes a trabalho, como hotéis ou no FedEx Office. Só estou a dizer.