Porque é que a Rússia ainda é um país poderoso?
A Rússia tem três fontes substanciais de influência global:>ol>>li>Localização, localização, localizaçãoli>li> O brilho da glória da superpotência soviéticali>li> O poder destrutivo do revisionismo de Putin>p>Geografia>p>Servir em 1/7 de toda a massa terrestre com riquezas inimagináveis escondidas por todo o território dá poder a qualquer um pelo simples fato da posse. Em nossa era mercantil, um cálculo reto do Valor Presente Líquido desta propriedade quando todos os minerais extrativos são cavados em algum momento no futuro e vendidos, dá uma figura tão surpreendente que qualquer um quer ser amigo de seus legítimos proprietários (nós) para sempre.Além disso, a Eurasia que se estende por milhares de quilômetros nos torna interessados em tudo, desde o desarmamento nuclear norte-coreano até a perfuração de petróleo no Ártico para a livre passagem pelo Estreito Turco. Tente vencer isso.
Retirada Soviética
Aqui, as muitas ogivas nucleares que mantemos prontas para ir para onde quisermos no topo da lista. O nosso glorioso exército venceu a última guerra mundial e manteve grande parte do seu murro soviético. Nossos engenheiros e técnicos também se lembram muito sobre como fazer bons sistemas de armas.
Estes não só são bons para nosso próprio uso, mas também encontram muitos clientes pagantes ao redor do mundo. Sempre que alguém, em algum lugar do mundo, quer dar um soco nos olhos dos americanos, eles sabem a quem chamar para um carregamento de armas.
O reconhecimento da marca vale muito também. Todos se lembram de como desafiamos corajosamente o Ocidente na época em que eles governavam o mundo. "Duro", "destemido" são os atributos que muitos ao redor do mundo atribuem à palavra "russos". A percepção é real - basta perguntar ao Presidente Trump.
>p>Revisionismop>Presidente Putin tem governado a Rússia numa época em que três estrelas da sorte brilham no seu caminho para o poder global:>ul>-li> A crise da ordem democrática liberal ocidental-li>-li>Subida magnífica do capitalismo iliberal na China-li>>Construção da nação na Rússia/ul>p> No Ocidente, o declínio demográfico marcou um fim iminente para a sociedade de bem-estar social baseada no crescimento e financiada pela dívida. O aumento da desigualdade que acompanha a globalização e o progresso tecnológico, faz com que as gerações mais jovens questionem as virtudes da democracia eleitoral.A versão chinesa do capitalismo de Estadooligárquico mostra um dinamismo e um pensamento de longo prazo que nenhuma sociedade ocidental parece ser capaz de igualar. A questão é: talvez, a meritocracia burocrática e o autoritarismo reforçado pela IA sejam mais adequados para as sociedades pós-industriais?
A construção da nação na Rússia criou uma forte demanda por um inimigo externo - para que todos no país, independentemente da ideologia, pudessem se unir em torno da bandeira da resistência nacional e do renascimento. O Presidente Putin, que se preocupava em manter o Kremlin por tanto tempo quanto possível, estava muito contente em obrigar. Putin desafiou a ordem mundial estabelecida com uma simples mensagem: "Nós mudamos as regras à minha maneira - ou não haverá regras."
Todo o poder do Estado russo está agora mobilizado em apoio a esta agenda, tanto acima do quadro, como sob o radar.
Below, um desenho animado do canal de propaganda oficial em Moscovo demonstrando a fonte perene do poder global da Rússia&apos. O texto diz: "Remédios apropriados ao tempo contra agressões".
Artigos semelhantes
- Quem é mais poderoso, a Rússia ou a China?
- Que leis do país são mais rigorosas contra LGBT, da Rússia ou da Turquia?
- O que as pessoas da Rússia pensam da forma como o seu país é retratado nos filmes e programas de televisão ocidentais?
- Em que continente está localizada a Rússia, Europa ou Ásia? Se é a Europa, por que não faz parte da União Européia?