Casa > P > Porque É Que O 'Ecrã Verde' Usado Nas Pré-Quelas Da Guerra Das Estrelas Tem Um Aspecto Tão Terrível?

Porque é que o 'Ecrã Verde' usado nas pré-quelas da Guerra das Estrelas tem um aspecto tão terrível?

Porque eles tentaram fazer muito.p>p>Parte da razão pela qual um filme de ficção científica com quase 40 anos de idade (acredita que o Star Wars original é assim tão antigo???) ainda parece tão bom é que quase tudo foi um efeito prático. Obi-Wan e Darth Vader lutaram com bastões físicos. Eram naves reais descendo um desfiladeiro real em uma verdadeira (miniatura, é claro) Estrela da Morte. Os conjuntos eram reais. Os personagens eram pessoas reais de fato. Tudo parecia (e parece) TÃO REAL que é muito fácil esquecer que é tudo falso. A história, a música, as emoções... é tão envolvente que ainda é um filme fantástico de se ver. A representação, embora um pouco acampada, foi pelo menos sincera e genuína. E não havia animação por computador para te distrair da acção. A magia do filme no seu melhor, e a sua longevidade é uma prova desse facto.

Simplesmente, O Império Contra-Ataca foi capaz de fazer as audiências sentirem emoções genuínas quando o Yoda falou com o Luke, apesar do Yoda ser um pedaço de pano e espuma de 2 pés. E quando Darth Vader cortou a mão de Luke e revelou sua verdadeira identidade, por mais que as pessoas zombassem de Mark Hamill, eu adorei essa parte de sua performance. Ele foi mutilado e humilhado por alguém muito mais poderoso do que ele - e é o pai dele. Tu também te passavas. E como um jovem a ver aquele filme, eu estava absolutamente cativado.

E depois o Luke salta do pilão. Parecia terrível no início dos anos 80, e agora parece terrível. O salto parece bom (foi feito de verdade), mas a queda é tela verde (acho que era azul na época, mas tanto faz). Parece plano e falso. Mesmo assim quebrou minha descrença e de repente a turbulência emocional da cena anterior foi substituída pela percepção de que era tudo apenas um filme.

Adiante rápido para as prequelas, onde aparentemente todas as outras cenas têm tela verde e gráficos gerados pelo computador. E não apenas um pouco aqui e ali, mas também paisagens urbanas e personagens inteiros. A tecnologia veio de muito longe em 20 anos, mas não tão longe assim. O Yoda parece... errado. Ele era meu amigo no Episódio 5, mas um personagem de videojogo no Episódio 1. Os speeders do Episódio 6 aterrorizaram-me. Mas os carros no Episódio 2 eram... aborrecidos. Tudo sobre as prequelas parece ter sido feito para parecer irreal, mas isso foi a anulação desses filmes.

Em vez de convencerem o público de que estavam a ver um documentário sobre uma galáxia distante, as prequelas lembravam constantemente o público de que estavam a ver um filme de grande orçamento. Ao invés da atuação camuflada, doce e genuína, ele se mostrou doentio e banal.

Mas a pior parte, de longe, foi que eles gastaram MILHÕES naquele CGI, ao invés de gastar uma fração disso em efeitos práticos.

A tela verde é uma droga. Foi uma porcaria em 1980, e foi uma porcaria em 2000. Só pelo menos uma década depois (realmente o Avatar se destaca como o primeiro filme) é que a tecnologia foi capaz de fazer personagens realistas gerados por computador. Mesmo assim, houve momentos nesse filme em que era óbvio demais que eu estava assistindo algo que simplesmente não estava lá.

Até que as imagens geradas por computador sejam tão boas quanto as reais, elas devem ser usadas com parcimônia e apenas quando adicionadas ao filme de forma significativa.

O Marciano é um ótimo exemplo de um filme que fez isso muito bem. Um épico de ficção científica com surpreendentemente pouca computação gráfica. Algumas cenas de lançamento...e é só isso. Na maioria das vezes é o Matt Damon pegando coisas fisicamente, andando de terno espacial, manipulando fezes reais (falsas), etc.

TL;DR - eles empurraram a tecnologia longe demais e ela acabou ficando horrível.

De Haywood

Os títulos dos filmes da Ep7-9 Guerra das Estrelas têm alguma relevância? :: Porque é que a Apple ainda é a maior empresa?