Os sírios são árabes?
O país chama-se República Árabe da Síria. O povo fala árabe. Essa é a língua dominante. Você poderia ter argumentado que em 850 d.C. a Síria não era tão árabe porque a maioria falava sírio, mas isso está obviamente longe do caso em 2019. Os sírios misturaram-se com os árabes na antiguidade e tornaram-se árabes após a conquista islâmica. Houve tribos árabes na Síria antes do Islão, como os Ghassasanids. As pessoas com apelidos Ghorayeb e Maalouf supostamente descendem deles. Então você teve árabes na Síria mesmo antes do islamismo dos gassassânidas e também pessoas que estavam no Oriente. Você também teve os Nabataens que eram árabes. Eles ligam-se fortemente ao tipo de árabes que viviam perto de Meca, e mudaram-se para o norte, para a Síria. Eram pagãos que eram aliados dos romanos. Enquanto os árabes existiam, a maioria falava uma forma de aramaico chamado siríaco, talvez até o século X. Os historiadores não são claros quanto a esse ponto. Os historiadores árabes até dizem que lugares como a Síria e o Líbano eram arabizados.P>Porque o árabe não é uma raça, não se pode usar a aparência para dizer que os sírios não são árabes. Embora seja verdade que muitos sírios se parecem com europeus ocidentais e sulistas, isso se deve às antigas cidades hititas e gregas, armênios, curdos, cruzados e turcos se misturando na Síria durante milhares de anos com os elementos semíticos que estavam lá. É por isso que muitos sírios são mais parecidos com os seus homólogos na Europa, quando comparados com a maioria dos árabes. Alguns afirmam que a mistura síria com elementos de aspecto europeu é relativamente nova. Não. É claramente antigo. Havia até 20 cidades gregas como parte da Decápolis na região de Sham. Você também séculos antes desses gregos tiveram antigas invasões hititas e iranianas. Estas não são muito conhecidas, mas é claro para os geneticistas que os cananeus no Líbano se misturavam com os antigos iranianos. Os sírios também teriam, e os hititas eram bastante proeminentes tanto na Síria como na Turquia e alguns especulam que o cabelo vermelho encontrado entre alguns sírios em alguns casos vem dos antigos hititas que vieram do Norte.
No entanto, a sua aparência não faz de si árabe versus não-árabe. Você poderia ser um sírio loiro de 6 pés de olhos azuis e ainda assim ser um árabe. É claro, tantos sírios parecem ser de ascendência semítica, sejam eles arameanos, cananeus ou árabes. Isso não importa. Os seus antepassados podem ser Türkmen e você pode considerar-se um árabe. Depende da pessoa. Além disso, há árabes negros em lugares como Jordânia, Arábia Saudita, etc... Eles ainda são árabes, não importa o que aconteça. O conceito de árabe mudou ao longo dos séculos.
A identidade árabe liga-se em grande parte à conquista islâmica que veio principalmente da aliança dos muçulmanos de Quraysh e Medina, que foram vitoriosos na Síria. Outros árabes também se juntaram a eles. Mais uma vez, as tribos árabes existiram na Síria. Com o tempo, a maioria da população cristã aramaica e siríaca tornou-se árabe e muçulmana.
A identidade árabe não é uma identidade muito sólida. Ela foi suportada através da conquista e foi mantida unida por impérios. Os sírios tinham a sua própria língua, religião e cultura. Isso mudou para se tornarem árabes, árabes e muçulmanos. O mesmo poderia ter acontecido, mas não aconteceu, com os persas.
De fato, nem todos são árabes. Você tem Armênios sírios, Curdos, Türkmen, Circassianos, e Cretanos que não são de ascendência semítica. A comunidade siríaca não't tende a falar a língua siríaca e se tornaram em sua maioria árabes. Além disso, muitos membros de grupos como o Partido Social Nacionalista Sírio preferem ver os sírios simplesmente como sírios que são historicamente principalmente um caldeirão de semitas antigos e indo-europeus. Alguns membros do SSNP aceitarão a idéia dos sírios como árabes, mas, no final, eles não acham que ser árabe é mais importante do que ser apenas sírio. Eles chamam o país da Síria de "Sham". A Síria também costumava ser uma área maior e envolvia todos os Bilad-u-Sham (os países do norte). A palavra Shimal em árabe significa norte. Os Ba'athists concentraram-se na importância do socialismo árabe, ao contrário do SSNP. Os Ba'athists são Pan-árabes. Antes, a Síria não era chamada de "República Árabe da Síria". Tem havido mais um foco na união dos sírios sob a sua identidade árabe e sob o socialismo e secularismo do que em ideias sectárias primitivas, religiosas separatistas. A maioria das pessoas chamadas de árabes ou de árabes don' não têm necessariamente a maioria dos seus antepassados a traçar o caminho dos árabes, embora muitos o façam. A questão é que o seu sírio médio veria a si mesmo como um árabe.