Como clonar os ficheiros, aplicações, jogos (e o seu progresso neles) do meu telefone Android 4.4 para um telefone Android mais recente
Como clonar os ficheiros, aplicações, jogos (e o seu progresso neles) do meu telefone Android 4.4 para um telefone Android mais recente?
Muitas aplicações Android oferecem backup e transferência de dados do telefone através da Internet. Algumas delas incluem lançadores personalizados (como o Microsoft Launcher over Microsoft OneDrive e o Nova Launcher over Google Drive), jogos (especialmente com logins no Facebook e/ou Google), mensagens instantâneas (incluindo o WhatsApp que permite fazer o backup via Google Drive) e mais.
(1) No entanto, o primeiro passo que eu recomendaria é inscrever-se na mesma conta Google com o seu antigo dispositivo. Com isto, a maioria dos dados das aplicações Google do seu antigo dispositivo serão automaticamente sincronizados e transferidos (mas certifique-se de que a funcionalidade de sincronização está ligada através de Definições > Google no seu antigo dispositivo. Além disso, os seus contactos, calendários, fotografias (através do Google Photos), bem como as aplicações que utilizam contas Google também serão provavelmente sincronizados e transferidos.
(2) Ao mesmo tempo, guarde ou carregue as suas aplicações ligadas a contas Google (e/ou Facebook) e o progresso do jogo, quando disponíveis. Muitos jogos têm seu próprio mecanismo de salvamento automático, então se você não vê nenhuma opção para salvar o progresso, é mais provável que você esteja bem.
(3) Em seguida, eu recomendaria baixar uma ferramenta de transferência de dispositivos em ambos os dispositivos, do Google Play ou de outra loja de aplicativos. Certifique-se de que isto é compatível para ambos os seus aparelhos, especialmente a marca do telefone do seu novo aparelho. Alguns dos exemplos (e encontrados no Google Play) são o Samsung Smart Switch, LG Mobile Switch, HTC Transfer Tool assim como o BlackBerry Content Transfer (que ainda é uma aplicação oficial do BlackBerry, apesar de ser feita por outro programador). Algumas marcas de telefones chineses incluindo Lenovo e Oppo podem ter o SHAREIT pré-instalado, o que também é bom na transferência de ficheiros.
(4) Quando os seus dados do Google tiverem sido copiados para o seu novo telefone Android, remova a sua conta Google em Definições > Google > Remover Conta. Isso será útil no Passo (7)
(5) A seguir, mova seus documentos, imagens, vídeos, arquivos baixados, bem como outros arquivos importantes do armazenamento do seu dispositivo para um cartão SD, se disponível e se ambos os seus dispositivos tiverem slots de cartão SD. O armazenamento do seu antigo dispositivo tem nomes de pastas que são auto-explicativos, incluindo "Downloads" e "Music", com a excepção de "DCIM" que contém fotos tiradas da aplicação da sua câmara. Se alguma vez configurou um toque personalizado e/ou tons de notificação, colocando ficheiros de áudio na pasta "Toques" e "Notificações". Além disso, você também pode copiar algumas pastas relacionadas ao aplicativo, tais como pastas contendo vídeos editados do seu aplicativo de edição de vídeo. Por favor note que eu recomendo que você mova ao invés de copiar arquivos, pois isso será útil no Passo (7).
(6) Uma vez feito, remova (ejete) com segurança o seu cartão SD, que você pode encontrar em Configurações > Armazenamento. Você pode transferir os dados do seu cartão SD para o novo telefone primeiro para poupar tempo enquanto executa o Passo (7).
(7) Agora, use a sua ferramenta de transferência de dispositivos em ambos os seus dispositivos. As instruções de transferência podem variar em diferentes aplicativos de transferência de dispositivos, enquanto é mais provável que eles usem Bluetooth e Wi-Fi Direct para transferir arquivos.
Em etapas anteriores, eu pedi que você removesse sua conta do Google. Isto significa que os contactos do seu antigo telemóvel já não guardam os dados de contacto que foram guardados na sua conta Google, e haverá menos contactos restantes que podem ser transferidos através da ferramenta de transferência do dispositivo, o que poupa completamente o tempo de transferência ao mesmo tempo que elimina a possibilidade de duplicados de contactos após a transferência.
Então, pedi-lhe para mover alguns dados do seu dispositivo para o seu cartão SD, bem como para remover o cartão SD após a transferência. Isto significa que haverá menos arquivos restantes no seu telefone que podem ser transferidos através da ferramenta de transferência do dispositivo, o que também economiza tempo de transferência e remove duplicatas de arquivos, o que também salva o armazenamento do seu novo telefone.
Após feito, a maioria dos seus dados foram transferidos para o seu novo dispositivo! Mas haverá mais questões depois de executar todos estes passos.
Como transferir dados do WhatsApp sem o Google Drive?
Se não optar por fazer o backup dos dados do WhatsApp sem o Google Drive, pode mover a pasta WhatsApp do seu dispositivo antigo para o seu novo telemóvel. Se tiver utilizado um cartão SD para isto, certifique-se de que a pasta WhatsApp é copiada para o armazenamento interno do seu novo telemóvel antes de iniciar sessão no WhatsApp. Se já o fez no seu novo dispositivo antes, remova os dados da aplicação de Settings > Apps (ou Application Manager) > (Installed Apps) > WhatsApp > (Storage) > Clear App Data e repita o procedimento de início de sessão.
Artigos semelhantes
- Posso clonar um telefone com o IMEI e o número do cartão SIM?
- Quando você desinstala jogos a vapor e os reinstala, você mantém o seu progresso?
- Como salvar o progresso em jogos em flash (como Miniclip.com) antes de reiniciar o meu navegador
- Posso transferir dados de progresso do Asphalt 9 do meu PC para um telefone Android?