Em Halo, os Spartan 2s são mais fortes que os Spartan 4s?
Os SPARTAN-IIs foram submetidos a aumentos cirúrgicos mais intensos do que os SPARTAN-IV, e houve também o facto de cada um deles ter sido doutrinado e mentalmente condicionado desde os onze anos de idade para serem os soldados perfeitos. Em termos do hardware que usavam enquanto ainda estavam em serviço ativo antes do programa SPARTAN-III, os fatos MJOLNIR Mk. IV-VI ainda não eram tão avançados como os fatos MJOLNIR GEN-2 que os S-IV usavam, mas a sua pura eficiência e os seus aumentos mais intensos dão-lhes uma vantagem que os S-IVs muito carecem.Existe também o facto de os S-IVs não serem crianças raptadas geneticamente ou órfãos de guerra criados desde a infância para serem máquinas assassinas implacáveis, mas consistiam em voluntários de adultos consentidos, desde recrutas promissores recém-saídos do Basic até soldados veteranos altamente condecorados de outros ramos de serviço (por exemplo, Marines, ODSTs, etc.). Esta falta de condicionamento mental e experiência em comparação com os SPARTAN-II, bem como os aumentos menos intensos, é compensada pelos seus fatos MJOLNIR GEN-2 mais avançados, mas em última análise, esta armadura mais avançada é apenas uma muleta. Fora dos seus fatos MJOLNIR, um S-II iria, com toda a facilidade, dar cabo de um S-IV. Mesmo que ambos usassem o respectivo hardware pelo qual são conhecidos, as probabilidades ainda estariam empilhadas na direcção S-II's.
It's frequentemente dizem que um soldado experiente com apenas o equipamento básico irá superar um novato com o melhor equipamento, e os S-IIs demonstram isto muito claramente. Os S-IVs tiveram um desempenho inferior em vários aspectos durante a campanha de Requiem, e enquanto superavam significativamente os destacamentos regulares da Marinha e da ODST, eles ainda estavam ficando aquém da incrível lenda do soldado maravilha que os SPARTAN-II tinham tecido para si mesmos. O Remanescente do Pacto ainda conseguiu ultrapassar, superar e manobrar os SPARTAN-IV em numerosas voltas, enquanto o Pacto durante o curso da guerra entre os humanos e o Pacto NUNCA viu chegar os SPARTAN-II originais.
Os S-IIs foram tão horrivelmente eficientes em travar uma guerra física e psicológica contra o Pacto que logo vieram a ser chamados de 'Demônios' pelo Pacto - máquinas de matança sem rosto, quase impotentes, que apareceriam das sombras, massacrando tudo à vista, e depois desvanecendo-se sem deixar rastros. As elites desconfiariam delas, a bravata bruta cessaria, e os grunhidos e os chacais sujariam as calças com o simples pensamento de que um ' Demon' estava por perto. A lenda de como ' espartanos nunca morrem' foi tecida através de como eles eram tão difíceis de matar, que mesmo que você conseguisse derrubar um, normalmente seria às custas de uma armada inteira de suas próprias tropas.
Compare esse histórico para a campanha Requiem, onde os SPARTAN-IVs eram apenas fuzileiros navais aumentados e ODSTs usando armaduras realmente avançadas, e eles sofreram múltiplas baixas públicas que eram altamente visíveis aos seus inimigos enquanto eram enganados e superados pelo seu inimigo várias vezes. Você pode ver o tipo de dano que a lenda espartana sofreria após esse tipo de performance, e o Pacto começaria a ver os espartanos não como demônios, mas como simplesmente humanos muito rápidos, muito duros que ainda podem ser mortos.
Do ponto de vista da narrativa, it's facilmente explicado - Conservação do Ninjutsu. Os S-IIs eram um grupo muito pequeno e seleto que não conseguia introduzir nenhum novo membro, enquanto os S-IVs são praticamente um corpo inteiro para si mesmos, com mais recrutas se juntando a cada dia. Não é difícil ver qual grupo teria melhor desempenho do que o S-II, se houvesse apenas uma quantidade finita de 'ninjutsu' andar entre cada espartano, tornando os S-IV muito menos eficazes do que os S-II.
P>Continuidade, sim, um SPARTAN-II teria um desempenho significativamente superior ao de um SPARTAN-IV, apesar desta última's tecnologia superior e melhor equipamento, simplesmente porque os SPARTAN-II têm a vantagem nos genes, treinamento e mentalidade.