Qual é o melhor, uma Honda ou uma Yamaha?
Eu já tive ambas, assim como todas as outras marcas japonesas, de uma vez ou de outra. Embora a Honda tenha uma fiabilidade lendária, tudo se resume a como a moto é ou foi mantida, bem como o seu design. Para ser justo, Honda fez alguns cães de verdade, que desapareceram silenciosamente das páginas da história.O meu dinheiro está na Honda, mas algumas pessoas gostam de Coca-Cola, outras Pepsi.
O meu irmão é um entusiasta da Yamaha XS650, que é um clássico aparentemente inatacável. É provável que muitos sobrevivam aos seus cavaleiros. Os primeiros modelos tinham problemas de vibração que fizeram de um dia de 300 milhas uma perspectiva masculina. O XS650 é mais ou menos um gêmeo Triumph perfeito, sem os vazamentos de óleo.
Eu tenho um Honda PC800 de 25 anos que eu não hesitaria em levar a qualquer lugar. Ele tem certas características que o tornam uma moto confiável, incluindo acionamento do eixo e válvulas hidráulicas (nunca precisam de ajuste), juntamente com um motor refrigerado a líquido levemente estressado. Também tem milhas muito baixas para a sua idade, mas foi mantida regularmente. Anteriormente era propriedade de um engenheiro que a abandonou após uma cirurgia na anca. É tão suave que uma corre o risco de adormecer às vezes.
Por outro lado, já vi motos muito mais novas que foram atropeladas. Pode-se ferir significativamente uma bicicleta simplesmente por usar o óleo errado. Como muitas motocicletas têm embraiagens multi-placas molhadas, o uso de óleo automotivo com aditivos de desgaste "high mileage" pode arruiná-las rapidamente. Não é uma coisa barata para consertar.
Algumas pessoas não resistem a invadir a cablagem de uma moto para montar vários acessórios. Isto pode levar a pesadelos, particularmente com a chuva. Um amigo meu passou todo o inverno separando a fiação de um clássico esporte duplo.
E por último, muitas bicicletas usadas foram mutiladas por proprietários que acreditam que se pode melhorar magicamente o desempenho, separando silenciadores, cortando furos em caixas de ar e mutilando carboidratos.
A bicicleta mais confiável que eu já vi? A scooter 1960 Vespa 150 da nossa família. Foi dada aos meus pais como um presente de casamento. Nem sempre tem sido usada suavemente ao longo das gerações. Provavelmente está melhor do que eu.