Até onde pode ir uma bala de espingarda de calibre .22?
O alcance prático máximo de todas as armas pequenas e especialmente espingardas sniper de alta potência depende principalmente da eficiência aerodinâmica ou balística dos projécteis estabilizados spin utilizados. Uma bala, se disparada no vácuo a um arco de aproximadamente 45 graus, atingirá o seu alcance máximo. A velocidade a que a bala gasta energia depende da velocidade do açaime, massa da bala, taxa de centrifugação, forma, área frontal, etc.
A forma mais simples da equação é:
R = ((Vo2) Sin 2 θ) / g
O alcance horizontal (R) de um projéctil ideal depende da velocidade inicial do Vo ao quadrado, do dobro do ângulo de lançamento θ, e da aceleração devido à gravidade (g). Atinge o seu alcance máximo quando o ângulo é de 45 graus.
A .22 LR redondo irá facilmente percorrer 1 milha ou mais quando disparado neste arco no ar. Se atingido por esta munição no seu alcance máximo provavelmente causará pouco ou nenhum dano real, além de uma grande contusão, porque a maior parte da energia que adquiriu da pólvora foi perdida para a resistência do ar. Uma vez "gasta" tem apenas a energia adquirida pela queda devido à gravidade (sim, mesmo em um arco). Ao cair, ganha energia cinética (acelera) da mesma forma que ganharia se apenas caísse. Nesta situação, a massa da bala torna-se um fator. Imagine uma bala grande e uma bala pequena caindo do topo de um edifício alto. Eles viajam na mesma velocidade. (Sim a mesma velocidade!) Uma é irritante, a outra pode ser letal.
O perito em armas General Julian Hatcher (Exército dos EUA) testou balas para energia terminal, disparando-as directamente para o ar e depois observando como penetravam numa tábua quando caíam no chão. Embora este método soe um pouco como um assento das calças, há alguma física por trás dele, especialmente na atenuação do efeito de fatores de confusão.
Por exemplo: Como muitas outras forças armadas, o exército americano tinha procurado uma nova espingarda no início da década de 1890 para substituir as antigas espingardas de tiro único Modelo 1873 de Springfield, que usavam a caixa reta .45-70 de pólvora negra do governo (70 gr. de pólvora). A bala .45-70 também foi usada em vários modelos antigos de pistolas Gatling. A 1000 metros, estes projéteis pesados e de movimento lento de 405 gramas (1350fps, 500 gr. para maiores distâncias) tinham uma trajectória de "arco-íris" com balas que atingiam primeiro o nariz num ângulo de aproximadamente 30 graus, penetrando em três tábuas de carvalho de 1 polegada de espessura, e depois viajando a uma profundidade de 8 polegadas para o fundo de areia. Note a diferença no arco com uma bala de movimento mais rápido (2500fps).