É possível consultar várias etiquetas NFC com um único leitor RFID?
Há alguma confusão em torno do termo "NFC" ou "Near Field Communicarions". Originalmente indicava a operação no "campo próximo" de uma antena, em oposição ao "campo distante". O campo distante está normalmente a mais de dois comprimentos de onda da antena e utiliza acoplamento electromagnético, por exemplo, no caso de RFID UHF (e telemóveis, Wifi, Bluetooth, radar, TV e rádio). A 900 MHz o comprimento de onda é de cerca de 33 cm, pelo que uma etiqueta RFID UHF com um alcance de leitura de vários metros está claramente a operar no campo distante. O campo próximo está tipicamente a muito menos do que um comprimento de onda, e normalmente usa acoplamento magnético. Exemplos são a RFID LF (125 kHz) e HF (13,56 MHz) e também, por exemplo, o carregamento de telemóveis sem fios. A 13,56 MHz o comprimento de onda é de cerca de 22 m, portanto uma etiqueta com um alcance de leitura de alguns cm está claramente no campo próximo.
Recentemente o termo NFC foi apropriado (conduzido por empresas como a NXP) para significar principalmente comunicações de curto alcance a 13,56 MHz. Isto inclui HF RFID usando a norma ISO/IEC 18000-3, mas eu acredito que poderia até incluir comunicação entre dois telemóveis usando acoplamento magnético.
Agora à pergunta em mãos: Alguns protocolos HF RFID suportam alguma anti-colisão, ou seja, deve ser possível ler várias tags. No entanto, acredito que 40 tags seriam um estiramento. A única exceção é (DF) tags de dupla freqüência rodando o protocolo anti-colisão IP-X. Estes também operam no campo próximo (NFC), mas mais de 300 tags podem ser facilmente lidos simultaneamente. Esta tecnologia é usada, por exemplo, na maratona de Londres e em outros eventos de corrida muito grandes.