Como é estruturada a base de dados Whatsapp?
Como fazem numerosas aplicações, o WhatsApp armazena toda a sua informação numa base de dados SQLite: a localização e a estrutura da base de dados são diferentes de plataforma para plataforma.
Android
Se optar por evitar o enraizamento do dispositivo, só poderá obter um ficheiro encriptado a partir do cartão SD (/sdcard/WhatsApp/Databases/msgstore.db.crypt). Qual'é a estrutura do arquivo? Aleatória, obviamente! Existe uma solução? Sim, existe... até agora. O WhatsApp Database Encryption Project da Corjens, Spruyt e Wieringa deu a conhecer uma vulnerabilidade na implementação do Android da Cypher AES: a chave de 192 bits pode ser detectada executando uma análise estática ou activa no pacote de software. E o resultado é:
346a23652a46392b4d73257c67317e352e3372482177652c
Apenas poucas linhas de código Python e uma base de dados desencriptada pode ser obtida.
Conversamente, se você root o dispositivo, você alcançará facilmente as bases de dados simples (/data/data/com.whatsapp/databases/msgstore.db e wa.db).
Como você pode ver na primeira figura, a base de dados da versão Android é dividida em dois arquivos: wa.db contém todas as informações relacionadas aos contatos (id, número de telefone, status, etc.), enquanto msgstore.db armazena as mensagens, incluindo anexos.
>p>
>br>iOS
iTunes tem a capacidade de sincronizar e fazer backup automaticamente do conteúdo do iPhone quando você o conecta ao seu computador. E o backup não é criptografado por padrão. Assim, evitando também o uso do analisador físico UFED, poderia ser possível encontrar no computador de uma pessoa sob suspeita, uma enorme quantidade de dados sobre seu iPhone. O iPhone Backup Extractor interpreta esses dados e permite que você extraia todos os arquivos que quiser. Application/net.whatsapp.WhatsApp/Documents/ChatStorage.sqlite é a fonte de informação que procuramos.
<
>br>Não como a versão do Android, as tabelas estão aqui reunidas num único ficheiro, mas a estrutura é um pouco mais complicada: ZWACHATSESSION e ZWASTATUS têm os contatos, ZWAMESSAGE e ZWAMEDIAITEM coletam os detalhes das mensagens e dos anexos.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre uma entrevista estruturada e uma não estruturada?
- Qual é a diferença entre uma base de dados tradicional e uma base de dados moderna?
- Como desencriptar um ficheiro de crypt8 da base de dados WhatsApp
- Como recuperar a minha base de dados WhatsApp se tiver sido eliminada acidentalmente do meu sistema de ficheiros do Android mobile