Casa > O > O Que É A Escuta Empática E Quais São Alguns Exemplos?

O que é a escuta empática e quais são alguns exemplos?

É uma forma de ouvir as pessoas que demonstra o maior interesse da sua parte, no que elas estão a dizer.

Por isso a linguagem corporal desempenha um grande papel na escuta empática. Você gostaria de encarar a pessoa falando e ficar de pé em linha reta, sem se descuidar ou afundar de qualquer forma, de preferência com as palmas das mãos voltadas para a pessoa, se isso puder ser feito sem parecer bobo.

Cuidado com o bom contato visual, mas certifique-se de que seus olhos estejam macios - sobrancelhas levemente levantadas, olhando para a ponta do nariz da pessoa, depois para um dos olhos, depois para o outro -. Olhar demasiado tempo pode deixar o altifalante desconfortável. Você pode dizer se isso está ocorrendo, se o falante está gaguejando ou não, pausando, mudando ou mostrando outros sinais de desconforto. se isso acontecer, desvie o olhar por algum tempo.

Certifique-se de acenar com a cabeça ou dar alguma sugestão verbal para mostrar que está ouvindo, mas não exagere ou faça isso de uma maneira que pareça impacientemente instigá-lo.

Mais importante de tudo - certifique-se de que você está ouvindo. Não se distraia com pensamentos interiores, ou desejando estar em outro lugar. Mostrar a alguém que você está totalmente no presente é um dos gestos mais gentis que você pode mostrar a ele. Significa que eles valem o seu tempo.

Como ponto final, eu gostaria de lhe pedir para desenvolver a capacidade de realmente 'estar' interessado no que outra pessoa está dizendo, se o tópico é ou não do seu agrado. Não tente apenas fingir interesse, pois eventualmente você será descoberto e a pessoa poderá ser realmente insultada. Ninguém quer falar com um robô. E ninguém quer dar a sua história a alguém que nem sequer a quer ouvir. Se você realmente não suporta ouvir alguém, então, gentilmente, deixe-o saber no início da conversa. Você não será melhor amigo tão cedo, claro, mas eles apreciarão sua honestidade a tempo.

Para ter um interesse genuíno, interesse natural, a melhor coisa a fazer é ter certeza de que você resolveu qualquer problema importante que estava chateando seu dia, até o momento da conversa. Certifique-se de que você comeu, fez um pouco de exercício, ou até meditou por 2 - 5 minutos ou mais. Permita-se cair em um estado de espírito relaxado. Ouça música, veja um vídeo engraçado, faça qualquer coisa que o ilumine, antes da conversa. Tudo isto se aplica, claro, a reuniões de negócios importantes e assim. Não estou dizendo para fazer isso com cada encontro casual, pois não seria possível.

Finalmente, humanize a pessoa. se você conhece o tópico que ela vai tocar, tente se lembrar de uma situação ou tópico similar em sua própria experiência. lembre-se dos sentimentos que você teve em torno do evento ou tópico relevante. Pesquise um pouco o tópico se é o tipo de coisa que poderia ser pesquisada. Por exemplo, você sabe que essa pessoa que você está conhecendo ama a história romana. Ele/ela quase sempre fala sobre isso. Procure alguns pontos importantes sobre o tema. Algumas pessoas vão achar isso foleiro, falso, exagerado. Asseguro-te que não é o caso. Podes até dizer à pessoa algo como: "Oh, eu procurei a história romana desde que soube que gostavas dela. Meu, se ao menos soubesse como era interessante de antemão!"

Ficarias surpreendido como pode deixar alguém contente por saber que demoraste a procurar algo só porque sabias que eles gostavam. Você provavelmente desenvolverá uma amizade fora desta táctica sozinho.

Claro que não se esqueça de mencionar algum ponto que você realmente goste sobre isso. Não importa o tópico, podemos sempre encontrar uma maneira de nos relacionarmos com algum aspecto. procure o seu, seja ele qual for.

Então, novamente, o ponto chave aqui é naturalmente e genuinamente aprender a estar interessado na conversa que você está prestes a ter. E não apenas para fingir interesse. Extrovertidos fazem isso naturalmente o tempo todo, mas os introvertidos podem ter que praticar um pouco antes de ter um jeito para isso. De qualquer forma, qualquer um pode aprender a fazer isto. Na minha experiência, o que acontece quando um introvertido encontra uma forma de ser um bom ouvinte e de se envolver numa conversa, é que os oradores ficam duplamente impressionados e felizes por ver o esforço que a pessoa está a fazer com eles. As pessoas procuram uma coisa simples quando falam com você - não que você seja suave, conhecedor ou inteligente além dos níveis de Einstein, e também não que você seja o ouvinte empático mais angelical do mundo, as pessoas só querem ver que você se importa o suficiente com o que eles têm a dizer para que você esteja A) presente no momento, B) escutando sem cortá-los ou tentando fazer com que a sua palavra entre. Basicamente eles querem saber que suas palavras importam o suficiente para que você esteja 'lá'.

De Rombert Viernes

Como transformar minha TV LCD em uma TV inteligente utilizando aparelhos eletrônicos :: Existe uma forma de converter som em electricidade?