Casa > Q > Quão Poderoso É O Nintendo Switch?

Quão poderoso é o Nintendo Switch?

É um hardware bem documentado. O processador que alimenta o console é um Nvidia Tegra X1, com seus 4 CPUs ARM Cortex A57 clock a 1,02 GHz (aumentando temporariamente para 1,7 GHz para acelerar o tempo de carga) e sua GPU clock a 307,2 MHz (portátil) ou 768 MHz (acoplado). Tem 4 GB de RAM LPDDR4 com relógio a 1333MHz (portátil) ou 1666 MHz (acoplado).

O CPU Cortex A57 é relógio para relógio cerca de duas vezes mais potente que um CPU AMD Jaguar, colocando o Nintendo Switch a cerca de metade da potência do CPU da PlayStation 4 e Xbox One (e muito, muito atrás da PlayStation 5 e Xbox Series X|S), muito além do que a Xbox 360 era capaz.

A memória é metade do que está disponível na PlayStation 4 e na Xbox One, com metade da largura de banda de memória da Xbox One. É 8 vezes a quantidade de memória na Xbox 360, o que em teoria deveria deixá-la jogar jogos Xbox 360 com níveis de detalhe muito superiores.

A GPU regista 157 GFLOPs na sua mais baixa taxa de relógio "economizador de bateria", e 193 GFLOPs quando se trata de desempenho em detrimento da duração da bateria. Enquanto no papel isto está um pouco atrás da Xbox 360 (chegando a ~220 GFLOPs) na prática a arquitectura Maxwell da Nvidia é muito mais eficiente do que a antiga Radeon na Xbox 360 - entre renderização baseada em tile (utilização de memória muito mais eficiente), grandes vantagens no desempenho de tesselização e outras optimizações de baixo nível, é mais ou menos uma lavagem; na prática os jogos Xbox 360 portados para o Switch geralmente parecem um pouco melhores e funcionam um pouco melhor do que na Xbox 360.

Quando acoplado, a GPU atinge 393 GFLOPs de desempenho - entretanto, dado o fato de ser portátil, os jogos geralmente precisam ser direcionados para funcionar no nível de 193 GFLOP e depois escalar o que puderem para o modo acoplado. Geralmente o que quer que funcione a 720p no modo portátil, ele pode ser escalado até 900p-1080p no modo docado e há poucas melhorias caso contrário, simplesmente porque essa é a maneira mais fácil de usá-lo. Há algumas exceções - o Minecraft fica a 720p acoplado, mas aumenta a distância de tração, e o Bayonetta 2 fica a 720p, mas é capaz de ficar bloqueado a 60fps em vez de deixar cair frames quando a ação fica pesada.

TL;DR - é tão poderoso quanto um Xbox 360 ou PlayStation 3, mas com o gargalo do tamanho da memória e o gargalo da CPU removidos.

De Patricia

A Nintendo Switch é um sucesso? :: Se o Nintendo Switch for a última consola da Nintendo, o que é que provavelmente farão a seguir?