O que é considerado mobiliário antigo?
Revista a resposta do carteiro Joel. É muito bom.
Acima: uma gaveta de rabo de pomba
Se o móvel tiver gavetas, tire-as e examine-as. Elas serão articuladas em forma de pomba ou com os dedos - sem fechos nas laterais. O fundo da gaveta pode estar pregado ou enfiado, mas se assim for, o artesão que o construiu não era tão bom assim e é duvidoso que os seus móveis tivessem durado tanto tempo. Não deve ter nenhum escorregador de gaveta ou outro mecanismo de fecho/deslizamento. Deve ser apenas uma gaveta de madeira que desliza para dentro de um recipiente de madeira nos móveis.
Enquanto você tem a gaveta de fora, olhe dentro do recipiente/cavidade. Dentro de uma peça de mobiliário é onde os marceneiros escondem as coisas. Erros, materiais mais baratos, etc. Deve haver uma continuidade de estilo, tanto por dentro como por fora. Raramente o interior de uma peça de mobiliário terá qualquer tipo de acabamento. Muito provavelmente será madeira nua.
A maior parte dos marceneiros usa uma madeira secundária no interior de uma peça de mobiliário. Isto reduz o custo da madeira. Por exemplo, a madeira visível (como as frentes das gavetas, os lados/tabelas da peça, a parte superior) será feita de mogno. Teria sido uma espécie exótica na Europa do século XIX ou na América do Norte. Bastante difícil de encontrar e cara, uma vez que é apenas nativa da Ásia e América do Sul. Assim, nas partes dos móveis que nunca são vistas, você usaria uma madeira mais barata que é uma espécie doméstica (talvez choupo ou carvalho ou bordo, dependendo de onde você mora).
Móveis modernos terão materiais em folhas nos locais escondidos. Madeira compensada, MDF, aglomerado de partículas e afins. Às vezes você encontra madeiras duras secundárias, mas elas serão baratas, ou seja, álamo.
Então na cavidade da gaveta, você deve ver a) madeira dura e b) a idade e o desgaste correspondentes. Se parecer novo dentro da cavidade, os móveis não são velhos ou antigos.