Porque é que o Song of the South não está na Disney Plus?
Porque a Disney gostaria de fingir que a Canção do Sul nunca foi feita.p>P>A Canção do Sul era um produto da sua época. A charmosa história de um pobre meeeeiros negros na Reconstrução do Sul que entretém as crianças de seu proprietário, contando-lhes versões modernas do folclore tradicional da África Ocidental. Song of the South, ou pelo menos a colecção de folclore em que se baseou, é um maravilhoso retrato da cultura negra do sul num determinado momento.Woodcut from the Uncle Remus stories.
Também faz um grande uso de estereótipos raciais que agora são considerados ultrapassados e ofensivos. O feliz sharecropper negro. A figura paterna negra de mente gentil e simples. Os sharecroppers negros cantando alegremente enquanto trabalhavam. etc...
Tio Remus interage com o irmão Coelho. O personagem é o descendente literário de Anansi, o Aranha. Coelho, não Remus.
Música do Sul é o tipo de filme que não poderia ser feito hoje. Pelo menos não na mesma forma. Ele apresenta a era da Reconstrução do Sul numa luz cor-de-rosa e nostálgica. Quando na verdade não era nada do género. Foi um período brutal e violento na história da nossa nação, marcado pelo conflito racial, pela pobreza esmagadora e pela exploração da classe trabalhadora.
Estes caras apareceram pela primeira vez por volta da época em que este filme acontece.
Disney tem recebido muito floco nos últimos anos por causa do seu retrato estereotipado das minorias em Pocahontas e Mulan. Especialmente Pocahontas, que aplicou a fórmula da princesa Disney a uma pessoa da vida real.
Mas Song of the South foi pior em todos os aspectos. É um filme que é chocantemente insensível. É tão ruim que a NAACP reclamou disso quando saiu pela primeira vez. Em 1946. Eles escolheram fora dos cinemas.
E se o público em 1946 achou o filme ofensivo, você pode imaginar como o público de hoje reagiria.
A Canção do Sul não está na Disney Plus, porque nos últimos 50 anos, a Disney tem feito todos os esforços para fingir que ele não existe. Tanto quanto sei, ela nunca foi lançada em nenhum tipo de mídia doméstica nos EUA.
E embora custasse à Disney quase nada para colocá-la em um serviço de streaming. Também lembraria às pessoas que o filme existe, e assim mancharia a sua imagem familiar.