Entre um PSP e o 2DS, qual é o melhor bang para o meu buck (levando em conta modding, homebrew, e emulação)?
Bem, vamos lembrar de algumas coisas. O PSP é waaaaay mais lento que o 2DS, também waaay mais velho, mas a cena do modding é waaay mais maduro no lado positivo. 2/3DS ainda é o 2/3DS Current Gen, por isso o modding é muito mais difícil. Mas é mais poderoso. É melhor que um vita, mas pior que um PSP em termos de modding. Os PSP são baratos, fáceis de mod, e têm um emulador PS1 nativo. 2/3DS é caro, um pouco difícil de moderar, mas tem um emulador nativo para tudo o que a Nintendo faz até à DS e SNES. Não acho que o 2/3DS consiga fazer PS1, mas tenho quase a certeza que não consegue fazer N64. No entanto, posso estar errado nisso, por isso YMMV com isso.
Pessoal, se os emuladores em movimento com controlos físicos são o que queres, e não te importas de não ter jogos DS (que tenho quase a certeza que ainda estão a ser vendidos pela Nintendo se não tiveres as tuas próprias lixeiras legítimas), eu iria com uma PSP 3000. Não sei quanto ao PSP Go, mas essa também pode ser uma boa opção.
PSP também tem a vantagem de poder ver vídeos, ver imagens e ouvir música nativamente; embora utilize o antigo formato Memory Stick em oposição ao formato Micro SD do 2/3DS. O 2/3DS pode ter software homebrew para compensar a falta de capacidades multimédia nativas, mas pessoalmente eu prefiro ter o material nativo no PSP. O PSP também cabe nos bolsos muito melhor, e não tem uma tampa que o torna ainda menos desajeitado (embora mais propenso a arranhões na tela). Também tem um interruptor de bloqueio de botões.
Bambos os sistemas são bons em geral, e são bastante duráveis. Minha mãe derramou Mountain Dew no meu PSP 3000 durante a minha adolescência e ele ainda funciona perfeitamente até hoje, além dos botões pegajosos. Se eu tivesse que escolher, eu iria com um PSP. Não me lembro se existem maneiras de suavizar o modo vPSP do Vita, mas isso também pode ser uma opção. Eu recomendo um Vita 1000 se você estiver recebendo um Vita. Just get a handgrip mount to save on cramps (do it!).
Here’s the lowdown.
PSP 3000:
- Cheap
- Mature modding scene
- Emulators for many systems
- Native multimedia functions
- Small and lightweight
- Generally good battery life
- Easier to mod
- Easier to load data onto (mostly)
- Nice controls except for only having a single stick
- Compatible with Sony Remote cables
- Ancient memory card format
- Slower
- Older
- No longer in production
- Button lock switch
- Durable
- Semi resistant-ish to spills
- Native PS1 emulator
n2/3DS:
- Expensive
- New-ish modding scene
- Native emulators for many Nintendo systems
- Minimal multimedia functions (basically none without homebrew)
- Slightly more powerful depending on model
- Slightly bulkier clamshell design, additional point of failure with having a hinge
- Heavier
- Generally good battery life (though I find that my flashcart seems to drain my n3DS XL battery rather quickly, as do newer games like Terraria)
- Much harder to mod unless it’s on an older OS version (which is hard to find and virtually impossible to downgrade IIRC)
- Inconvenient to load data onto (requires a screwdriver to access memory card slot)
- Excellent D-Pad and face buttons, if a bit small
- Two sticks (one works exactly like the PSP, other one works like a Lenovo thinkpad mouse nub; results may vary regarding usefulness)
- Extra sensors like accelerometers, gyroscopes, nfc, Bluetooth, etc.
- Touchscreen
- Debatably better screens
- Two screens
- Possible 3D (only on 3DS)
- Newer memory card format (Micro SD)
- Still in production
- Newer
- Better native game selection
- Support for DS and 3DS games (very good thing!!!)
- Not a good media player
Hope this helps! Be sure to check out GBAtemp, modretro, and shockslayer forums for more info!