Como construir um circuito receptor FM
FM faixas de frequência
Frequência modulada é usada na radiodifusão na banda VHF de 88-108MHz. Esta faixa de banda é marcada como FM nas escalas de banda dos receptores de rádio, e os dispositivos que são capazes de receber tais sinais são chamados de receptores FM. O transmissor de rádio FM tem um canal de 200kHz de largura.
A frequência máxima de áudio transmitida em FM é de 15 kHz em comparação com os 4,5 kHz em AM. Isto permite uma gama muito maior de frequências a serem transferidas em FM e assim a qualidade da transmissão FM é significativamente maior do que a da transmissão AM.
Apresentamos abaixo um circuito electrónico para receptor FM juntamente com a sua explicação completa.
Explicação do circuito do receptor FM
Aqui está um receptor FM simples com componentes mínimos para recepção FM local. Transistor BF495 (T2), juntamente com um resistor de 10k (R1), bobina L, capacitor variável (VC) 22pF, e capacitâncias internas do transistor BF494 (T1), compreende o oscilador Colpitts. A freqüência de ressonância deste oscilador é ajustada pelo VC aparador para a freqüência da estação transmissora que desejamos escutar.
Isto é, ele tem que ser sintonizado entre 88 e 108 MHz. O sinal de informação usado no transmissor para realizar a modulação é extraído no resistor R1 e alimentado ao amplificador de áudio sobre um capacitor de acoplamento 220nF (C1).
Você deve ser capaz de mudar a capacitância do capacitor variável de um par de farads pico para cerca de 20 pF. Portanto, um aparador de 22pF é uma boa escolha para ser usado como VC no circuito. Ele está prontamente disponível no mercado. Se você estiver usando algum outro condensador que tenha uma capacitância maior e não consiga receber toda a largura de banda FM (88-108 MHz), tente alterar o valor do VC. Sua capacitância deve ser determinada experimentalmente.
A bobina autoportante L tem quatro voltas de 22 SWG fio de cobre esmaltado, com núcleo de ar com 4mm de diâmetro interno. Pode ser construída sobre qualquer objecto cilíndrico, como lápis ou caneta, com um diâmetro de 4 mm. Quando o número de voltas necessárias da bobina é atingido, a bobina é retirada do cilindro e esticada um pouco para que as voltas não se toquem.
Capacitores C3 (100nF) e C10 (100µF, 25V), juntamente com R3 (1k), compreendem um filtro passa-banda para frequências muito baixas, que é usado para separar o sinal de baixa frequência do sinal de alta frequência no receptor.
Antena é um pouco complicada
P>Pode usar a antena telescópica de qualquer dispositivo não utilizado. Uma boa recepção também pode ser obtida com um pedaço de fio de cobre isolado com cerca de 60 cm de comprimento. O comprimento ideal do fio de cobre pode ser encontrado experimentalmente.
O desempenho deste pequeno receptor depende de vários fatores, tais como qualidade e giros da bobina L, tipo de antena, e distância do transmissor FM. IC LM386 é um amplificador de potência de áudio projetado para uso em aplicações de consumo de baixa tensão.
Fornece de 1 a 2 watts, o que é suficiente para acionar qualquer alto-falante de tamanho pequeno. O controle de volume de 22k (VR) é um potenciômetro logarítmico que é conectado ao pino 3 e a saída amplificada é obtida no pino 5 do IC LM386. O receptor pode ser operado com uma bateria de 6V-9V.