Quais são alguns exemplos de diminuição da pressão pelo aumento da área de superfície?
Se você tiver um monte de areia. Insira um prego comprido ou um espigão. Eles irão prontamente para a pilha. Agora ande sobre a mesma pilha de areia, os seus pés não vão afundar. O seu peso corporal é maior, mas a área de contacto dos pés reduz a pressão sobre a areia e assim os seus pés não se afundam.
Toma uma mesa (digamos que pesa 44 kg) com um topo de digamos 1 m x 1,2 m. com quatro pés que são elegantes e finos, de digamos 16 cm quadrados de área, cada um . Coloque a mesa, da forma habitual, sobre um poço de areia e coloque um peso de 20 kg em cima dela. Verá que os pés da mesa penetraram na areia a alguma profundidade. A pressão é de (44+20)kg/(4*16) sq cm = 1kg/sq cm. Agora faça a mesma experiência com a mesa colocada de cabeça para baixo, isto é, com os pés no ar. Ao invés de 20 kg, coloque 40 kg no espaço entre as quatro pernas, ainda assim a mesa não penetrará no poço de areia. A pressão é de (44+40)kg/(100*120) sq cm = 0,0053kg/sq cm. Você reduziu a pressão na superfície de areia aumentando a área de contato.
Pega um prego comum e o conduz em um bloco de madeira com alguns golpes do martelo. Agora pegue uma haste de 2 cm de diâmetro. E com o mesmo número de golpes no prego, tente enfiar a haste dentro do bloco de madeira. Ela não penetrará tanto. A razão é a mesma de antes.