Que efeito tem na duração da bateria se o meu smartphone tem Bluetooth 3.0 mas o meu receptor de áudio Bluetooth é v 2.0?
Let's esclarece as versões Bluetooth aqui:
Bluetooth 2.0, 2.1+EDR, Bluetooth 3.0 --- todas elas podem ser consideradas a mesma tecnologia do ponto de vista do smartphone e com respeito à duração da bateria - *avaliando o impacto do rádio Bluetooth na duração da bateria*.
Porquê? Porque o Bluetooth 2.0, 2.1+EDR e o Bluetooth 3.0 estão quase de certeza a usar a mesma tecnologia "debaixo do capô" mas foram todos (quase universalmente) confundidos pelo mercado, e os termos foram usados no lugar uns dos outros (erradamente) em quantidades ridículas. Acho mais fácil assumir que independentemente do termo utilizado; suponha que é Bluetooth 2.1+EDR e 9 em cada 10 você'será correto.
Bluetooth 3.0+HS --- isto utiliza um mecanismo de emparelhamento Bluetooth para permitir que dois dispositivos Bluetooth 3.0+HS se comuniquem utilizando o rádio WIFI que cada dispositivo deve possuir. O Bluetooth (usando 2.1+EDR em 99% dos produtos) simplesmente emparelha os dois dispositivos e diz "nós dois temos WIFI, let's use que em vez disso" ("ok, cool" vem a resposta do outro dispositivo).
Note: todos os modos Bluetooth acima usam 79 canais, saltando em todos os 79, o tempo todo, entre 2400MHz e 2483.5MHz.
Bluetooth 4.0 Low Energy (non dual-mode) --- este utiliza a mesma frequência *intervalo* que os outros Bluetooths, mas limita-se à modulação GFSK, e utiliza apenas 40 canais (2MHz espaçamento de canais não 1 MHz como os outros Bluetooths). Ele é projetado desde o início para levar as melhores idéias sobre economia de energia, e implementa-as em um protocolo que permite a vida útil da bateria, a um custo de dados:
Bluetooth 2.0 (que é quase sempre Bluetooth 2).1+EDR em qualquer smartphone moderno) / Bluetooth 2.1+EDR : taxas de dados de até 3Mbps em papel.
Bluetooth 4.0 Low Energy (modo não dual) : máximo de 1Mbps.
Então - se você quer a melhor duração da bateria - use Bluetooth 4.0 Low Energy. Ele continua a ser o Bluetooth *só para se limitar a 1Mbps de taxa de dados e 40 canais, e nenhum dos outros protocolos Bluetooth tem os recursos de economia de energia (ou perfis frios para ajudar os designers de produtos a limitar ainda mais o uso da bateria) que o Bluetooth Low Energy faz.
Nota: muitos dispositivos têm o que é chamado de "Bluetooth 4.0 Low Energy modo duplo" --- isto é simplesmente Bluetooth 2.1+EDR e Bluetooth 4.0 Low Energy combinados, com os prós/cons de cada um como explicado acima.
Isso existe (e é muito comum) porque o uso de bateria baixa é ótimo, mas eu entendo que o limite de 1Mbps é muito baixo para uma qualidade de áudio decente em uma transmissão, então as taxas mais altas de Bluetooth 2.1+EDR ainda são necessárias para atividades como o manuseio de chamadas, streaming de áudio, etc.
Artigos semelhantes
- Como utilizar um receptor genérico de rato sem fios como receptor Bluetooth
- Qual smartphone tem a melhor duração da bateria, assumindo que todos eles têm a mesma capacidade de bateria?
- Quais auscultadores Bluetooth de orçamento têm a melhor duração da bateria na Índia?
- Como corrigir um problema de áudio no Ubuntu 18 no qual todo o áudio, exceto aqueles conectados à tomada de áudio, funciona