Como saber se o meu Moto G4 Plus móvel (Android) está ou não afectado por um vírus? Se for, como me livro dele
Como remover o vírus Android
Se o seu telefone ou tablet Android estiver a jogar, há uma pequena hipótese de que possa ter um vírus. Nosso guia útil demonstra como remover um vírus do Android, além de como evitar o malware Android em primeiro lugar.
Vírus andróides são raros, mas eles existem. Quase exclusivamente instalado através de aplicativos duvidosos, a melhor maneira de evitar um vírus Android é manter os limites seguros da loja do Google Play.
Se o seu dispositivo ficar com algum malware, explicaremos como colocá-lo no modo Seguro, se necessário remova o estado de administrador do aplicativo malicioso e, em seguida, desinstale o aplicativo.
Se isso falhar, um reset de fábrica deve remover o bug de uma vez por todas, embora você compreensivelmente preferiria não ter que fazê-lo se o seu Android é't fizer o backup.
Antes de começarmos, vale a pena salientar que o seu telefone Android ou tablet provavelmente não't tem um vírus. O que você'é mais provável que esteja vendo é um anúncio que quer convencê-lo de que o dispositivo está infectado e que você precisa baixar um aplicativo, ou comportamento lento (nesse caso, você também deve verificar o nosso guia sobre como acelerar o Android).
Se você está convencido de que o malware está à solta, leia para obter instruções sobre como removê-lo do seu dispositivo. (Veja também: Como remover os vírus do iPhone.)
De onde vêm os vírus Android?
A forma número um de um vírus Android se encontrar no seu telefone ou tablet está na parte de trás de um aplicativo.
Isso é verdade para todos os maiores vírus Android a atingir as manchetes nos últimos anos: Gunpoder, Ghost Trojan, Googlian e Godless vieram todos a ser desta forma, enquanto o Mazar entra sorrateiramente através de uma mensagem de texto solicitando que você baixe o navegador Tor (adivinhe: you'não está baixando o navegador Tor).
Mais recentemente, a Checkpoint alertou os usuários do Android para o malware de botnet FalseGuide, que chega aos dispositivos dos usuários através de aplicativos de walkthrough duvidosos para Pokémon Go e FIFA encontrados no Google Play, depois os transforma em botnets silenciosos usados para adware.
Estas aplicações contornam as defesas do Google's devido à natureza não maliciosa do seu primeiro componente, diz a Checkpoint, mas os utilizadores devem suspeitar imediatamente pelo seu pedido de permissão de administração do dispositivo, que não deve ser dada a nenhuma aplicação. Isso evita que o aplicativo seja excluído do seu Android.
Vírus Android têm vários objetivos, com alguns executando processos maliciosos no seu dispositivo, alguns roubando suas informações pessoais e outros baixando software adicional, que pode nem sempre ser malicioso em si. O que quer que eles're up to, you don't want them there.
Como evitar vírus Android
- Don't install apps from outside Google Play unless you know what you're doing: Esta funcionalidade deve ser desativada por padrão, mas para verificar você pode abrir o seu telefone ou tablet's Settings menu, vá em Security, então certifique-se de que a opção Unknown Sources está desativada
- Evite aplicativos clonados: 99% do tempo você estará seguro baixando aplicativos do Google Play, mas código malicioso foi encontrado dentro de aplicativos lá. Evite baixar o que parecem ser aplicações clonadas de desenvolvedores desconhecidos, ou aplicações que simplesmente não fazem'não faça o que eles dizem fazer
- Verifique as permissões das aplicações: Não importa de onde você esteja instalando um aplicativo, verifique as permissões necessárias antes de clicar em Instalar. Nunca permita uma permissão de administração de um dispositivo app, o que impede que ele seja excluído. E um reprodutor de vídeo realmente precisa ver seus contatos? Você também pode verificar revisões online e navegar no site do desenvolvedor's para ver se ele's é uma operação genuína ou negócio de cowboy
- Mantenha o Android atualizado: A última versão do sistema operacional Android ganhou'não necessariamente está disponível para o seu telefone ou tablet, mas você deve verificar se ele está o mais atualizado possível. Da próxima vez que você atualizar, considere uma marca conhecida por suas atualizações oportunas do sistema operacional (por exemplo, Nokia). Consulte o nosso guia sobre como actualizar o Android para obter mais conselhos
- Instale um aplicativo antivírus: Você não'não precisa instalar um antivírus no Android, mas ele pode lhe dar paz de espírito se você'estiver preocupado com vírus, e os aplicativos muitas vezes têm outras funcionalidades úteis também. Fique avisado que o antivírus do Android é conhecido por reportar ocasionalmente falsos-positivos, mas se você sabe que um aplicativo está bem, você sabe que um aplicativo está bem. We'reunimos alguns softwares de segurança móvel neste artigo em separado
Como remover um vírus do Android
Põe o teu telefone ou tablet no modo Seguro. Isto impede que qualquer aplicativo de terceiros seja executado, incluindo qualquer malware.
Em muitos dispositivos você pode pressionar o botão de ligar/desligar para acessar as opções de desligar e, em seguida, pressionar e segurar Desligar para trazer uma opção para reiniciar no modo Seguro.
Se isso não funcionar para o seu dispositivo, então você deve usar o Google 'Como colocar [seu nome de modelo] no modo Seguro' e seguir as instruções.
Quando no modo Seguro você'verá 'modo Seguro' na parte inferior esquerda da tela.
Abra o menu Configurações e escolha Apps, então certifique-se de que você'veja novamente a aba Downloaded.
Chances você saberá quando o seu dispositivo começou a se comportar mal, e você geralmente pode alinhar isso com um novo aplicativo que você pode ter baixado.
Se você não'não sabe o nome do aplicativo que você acha que infectou o seu telefone Android ou tablet, vá através da lista e procure por qualquer coisa de aparência duvidosa ou que você saiba que você tem't instalado ou deveria't estar rodando no seu dispositivo.
Tap na aplicação maliciosa (claramente ganhou't chamar-se 'Dodgy Android virus', isto é apenas uma ilustração) para abrir a página de informações da aplicação, depois clique em Uninstall.
Na maioria dos casos, isto é tudo o que precisa de fazer para remover o vírus, mas ocasionalmente poderá descobrir que o botão Desinstalar está cinzento.
Isto é porque o vírus se deu a si próprio o estado de Administrador de Dispositivos.
Sair do menu Apps e tocar em Definições, Segurança, Administradores de Dispositivos. Aqui você'encontrará uma lista de quaisquer aplicativos em seu telefone ou tablet com status de administrador.
Simplesmente desmarque a caixa para o aplicativo que você deseja remover, então toque em Desativar na próxima tela.
Você deve agora ser capaz de retornar ao menu de aplicativos e remover aquele aplicativo.
Com o vírus agora fora do seu telefone Android ou tablet, tudo que você precisa é reiniciar o dispositivo para tirá-lo do modo Seguro.
Agora que ele's funciona corretamente ele's é um bom momento para fazer backup de quaisquer dados importantes que você tenha armazenado no dispositivo, e instalar um aplicativo antivírus Android para protegê-lo de qualquer vírus futuro que venha no seu caminho.
Artigos semelhantes
- Posso usar o WiFi do meu vizinho sem acesso ao telefone dele, e sem saber a senha dele?
- O que devo fazer se deixar cair o meu telefone no leite e o som do meu telefone tiver sido afectado por isso?
- Porque é que a actualização Oreo para o Moto G5 Plus e para o Moto G5s Plus está a demorar tanto tempo?
- Se alguém fez um cocó enorme na sanita que não puxa o autoclismo, como é que eu me livro dele?