Se o 4G LTE pode ser mais rápido que o WiFi, porque não substituímos os routers WiFi por routers femtocell 4G LTE para obter um melhor alcance?
Para responder a esta pergunta, precisamos entender algumas das diferenças entre os roteadores 4G LTE e WiFi. O 4G LTE é um padrão para redes celulares, enquanto o WiFi é um padrão usado para se comunicar em espectro livre não licenciado. Isso tem ramificações importantes e determina vários aspectos dessas duas tecnologias, como seus pontos de preço, implantação e velocidades de conexão.
4G LTE precisa do suporte de uma operadora celular que instala equipamentos como estações rádio-base (torres móveis), núcleo de rede para suportar 4G, fibra para as estações rádio-base, etc. Isto envolve uma grande mobilização de capital (CAPEX) para configurar a rede e despesas operacionais substanciais (OPEX) para mantê-la. Uma operadora pode melhorar a cobertura e o desempenho do serviço instalando roteadores femto cell em uma área. Mas um cliente (como um de nós) também pode optar por instalar um roteador femto cell 4G em casa para aumentar a cobertura ou a capacidade da rede. Por outro lado, o WiFi não requer qualquer suporte da infra-estrutura celular. Qualquer pessoa pode simplesmente conectar um roteador WiFi à sua conexão de banda larga com fio ou DSL, e voilá, tem acesso à Internet sem fio. Isto não implica que o WiFi seja fundamentalmente inferior às células femto 4G. Algumas das razões que favorecem o WiFi são:
- As células femto partilham largura de banda entre si (e com as torres móveis) e precisam de uma gestão eficiente para poderem oferecer altas taxas de dados aos utilizadores. Se todos em sua vizinhança instalarem uma célula femto, então a maioria observará um declínio em suas velocidades de conexão. Além disso, uma femto cell precisa se comunicar com a torre móvel (também chamada de macro) para poder escolher sua largura de banda. Isto pode diminuir ainda mais a sua taxa de dados e o seu desempenho dinâmico. WiFi tem problemas semelhantes com a partilha de largura de banda, mas foi concebido para funcionar em tal ambiente partilhado e tem um historial comprovado.>li>As taxas de dados suportadas pelo núcleo da operadora celular's rede 4G também pode limitar as taxas vistas por um cliente. O núcleo é como um tubo gordo através do qual todos's os dados fluem para a internet. Se a operadora de celular não investir pesado na atualização do núcleo, muito poucas pessoas serão capazes de transmitir simultaneamente a altas taxas. Isto pode ser menos problemático em WiFi, uma vez que os dados WiFi's fluem através da rede da operadora de internet fixa's, que já está provisionada para permitir altas taxas de dados. >li>Outro aspecto é o preço, que pode dissuadir os clientes de usar células femto. Se você acessar a internet usando uma célula femto, então você usa bytes do seu plano de dados, a menos que o provedor de celular lhe dê minutos grátis se você acessar a rede de uma femto em sua casa. Lembre-se que a operadora de celular precisa recuperar o custo de instalação da infra-estrutura para suportar 4G LTE, e o plano mensal do cliente é a maior fonte de receita. No caso de WiFi, você pagará pela conexão de internet fixa em casa, que será muito mais barata do que o plano de dados móvel. >WiFi as taxas de dados estão aumentando constantemente com a introdução de novos padrões como 802.11n e 802.11ac. A versão mais recente, 802.11ac, promete taxas de dados próximas de 1 Gbps, o que é comparável às taxas em 4G LTE.
>>br>Even se as células femto se tornarem populares, o WiFi continuará a existir por algum tempo...
Artigos semelhantes
- Como utilizar 2 routers com uma linha telefónica sem ligar routers juntos
- O Snapdragon 730G é mais rápido que o Snapdragon 855? Ouvi dizer que foi concebido para jogos, por isso deve ser mais rápido, não é verdade?
- Eu fiz um teste de alcance vocal, o mais alto é um E6 e o mais baixo é um E3. Qual é o meu alcance vocal? Eu sou uma mulher, 14 anos de idade.
- Quais são as diferenças entre 4G, LTE, LTE+ e LTE Advanced?