Será que um Samsung Tab A suporta um cartão SD de 256 GB?
Basicamente, construindo em algo como isto. Cada um destes chips, menores que um cartão microSD, contém 256 GB de flash. Isto é baseado em uma tecnologia chamada 3D VNAND.
Num chip de memória tradicional, você tem uma matriz de células de memória. Para um chip flash, há muito tempo que ele flutua em um transistor. Essa porta é isolada do resto do chip quando lida em voltagens normais ou deixada sozinha, então se você puder colocar uma carga lá, ela fica por aí, e pode ser lida de volta. À medida que a densidade aumenta, os transístores reais, portões, isoladores, têm sido cortados e cortados novamente. Mas estamos chegando ao ponto em que eles podem não ser confiáveis se eles encolherem muito mais.
Então, ao invés de apenas encolherem as células, eles deram uma olhada no armazenamento da carga. Uma célula de memória padrão, seja flash ou EEPROM ou DRAM, armazena dois níveis diferentes de carga por célula. Mas os engenheiros descobriram como colocar quatro níveis, isto armazenando dois bits em uma célula, dublado flash MLC (multi-level-cell). Inevitavelmente, isto foi empurrado para oito níveis, três bits, no último flash TLC (célula de triplo nível).
Mais uma inovação foi o flash de carga. No design da porta flutuante, você tem uma segunda porta em cada transistor que é uma ilha de material condutivo rodeada por isolante. Em um flash de carga-trap flash, eles estão realmente armazenando a carga em uma "armadilha de carga", uma área do próprio isolador.
Então agora entre em VNAND, ou NAND vertical. Ao invés de estender a matriz NAND horizontalmente, estes agora são construídos verticalmente. Os chips VNAND armazenam 32 ou 48 portões - assim 64-144 bits por pilha vertical, no espaço de algumas células NAND normais.
E voltando ao chip em si, estes podem ser comprados em embalagens em escala de chip para coisas como cartões microSD. Um chip clássico é montado num portador de chips e depois colado - pequenos fios dourados - aos cabos na embalagem. Em uma embalagem em escala de chip, o chip é conectado através de saliências de rede de esferas no chip virado, e a embalagem é essencialmente apenas uma fina camada sobre o chip.
E assim, dependendo dos chips específicos usados, você terá um ou possivelmente dois chips NAND Flash na minúscula embalagem do micro-SD. Então o microSD específico de 256GB pode realmente usar dois chips de 128GB - Eu não encontrei ninguém online que tivesse destruído um ainda a fim de descobrir.
Artigos semelhantes
- Qual é melhor, Samsung Galaxy Tab 4 SM-T537R ou Samsung Galaxy Tab A (SM-T350N)? E quais são as especificações?
- Quais são as características do Samsung Galaxy Tab S5e e do Galaxy Tab A 10.1?
- Devo comprar a Lenovo Tab M10 FHD Plus (2nd Gen) versão 10.3' (64GB) 2020 ou a Samsung Galaxy Tab A (2019) 10.1' (32GB)?
- Como é que um cartão SD minúsculo contém 256 GB de dados?