Quem ainda compra computadores de mesa, e porquê?
Basicamente, os usuários de computadores de mesa e corporativos. O mercado de PCs pode ter ficado menor em relação ao auge nos anos 90 e início dos anos 2000, mas a maioria dos tipos de pessoas que estariam interessadas em PCs para uso doméstico ou empresarial nos anos 80 ou 70 ainda estão. Programadores, criadores, hobbyistas, empresas, jogadores... esse tipo de pessoas. Pessoas que adoram mexer na tecnologia mais poderosa que podem, na esperança de fazer algo funcionar mais eficientemente ou obter algum tipo de vantagem competitiva.Eu não tenho em conta o preço porque isso não é algo com o qual eu contaria para permanecer estável ao longo do tempo, à medida que as economias de escala começam a favorecer o mercado de laptops e tablets. Acredito que os enormes picos de preço que vimos em GPUs e DRAM para desktops ao longo dos anos só vão piorar à medida que toda a capacidade de fabricação é deslocada para outro lugar.
O que você consegue com um desktop PC que não consegue obter com nada mais é energia bruta e um dispositivo que é confortável de usar por horas a fio. Nem todos precisam de um dispositivo como esse, mas as pessoas que o apreciam muito, e é por isso que provavelmente sempre haverá um mercado para eles.
Apenas olhe para o tipo de coisas que são comercializadas para as pessoas que ainda as usam, e você começará a entender. Cadeiras de jogo e cadeiras de escritório. Teclados ergonómicos e teclados mecânicos. 7.1 sistemas de som surround. Impressoras e fotocopiadoras. Cartões de rede de baixa latência. Software de design de vários tipos. Máquinas virtuais. Suites de criação de conteúdos. Queimadores Blu-Ray.
Vejamos de uma forma diferente. Deixe-me fazer-lhe algumas perguntas retóricas para o colocar no estado de espírito certo. Porque é que as pessoas ainda querem televisores OLED enormes quando podem ver filmes igualmente bem ao telefone ou ao portátil? Por que as pessoas ainda querem sistemas Hi-Fi em casa quando temos estéreos de carro, boomboxes e AirPods? Por que as pessoas trabalham para restaurar e enganar os carros velhos até hoje e preservar a "cultura do carro" de consertar algo você mesmo e personalizar em vez de apenas comprar um carro novo a cada poucos anos? Por que as pessoas pagam por restaurantes chiques ou ingressos de teatro quando temos serviços de fast food e streaming? Mantenha tudo isso em mente. É porque às vezes as pessoas querem algo poderoso que podem sentar-se à frente e desfrutar com todos os sinos e apitos durante horas a fio, em vez de apenas algo concebido para ser levado "em viagem" e ser "suficientemente bom". Trata-se da experiência de se perder nos detalhes técnicos, comparando o que os seus amigos têm com o que você tem e, geralmente, apenas desfrutar da sua máquina e dedicar-lhe tempo e energia em vez de apenas tê-la como um acessório.
Apresentei um amigo meu que nasceu em 2001 para jogar em PC pela primeira vez. Ele nunca havia usado nada além de laptops antes, embora raramente troque de sala. O que ele ficou impressionado com o sistema primeiro foi como tudo era COMPLETÁVEL, especialmente depois que eu o consertei com um monitor de bom tamanho, um bom mouse para jogos e um teclado razoavelmente ergonômico.
Agora, eu sei que você poderia dizer que um sistema de encaixe para um laptop permitiria que você tivesse todas essas coisas e portabilidade, e eu certamente posso ver o ponto. A questão é que nós temos sistemas de docking decentes há anos e eles nunca substituíram totalmente os PCs desktop para a maioria das pessoas. Apenas as pessoas que estão sempre em movimento entre alguns locais definidos com um laptop poderoso realmente querem uma coisa dessas, e esse mercado não é muito maior do que o mercado para PCs desktop. A maioria das pessoas se sente confortável com um laptop mais barato que pode ser usado para navegar na web e trabalhar no escritório e depois ter um "computador de verdade" em casa. As pessoas não querem que seu laptop seja um desktop na maioria das vezes, elas querem que seja um laptop. Embora as pessoas tenham mostrado interesse em dispositivos como a Microsoft Surface que permitem que um tablet seja mais como um laptop e vice-versa. Em última análise, acho que os chamados "phablets" substituirão o conceito original do tablet porque é útil como telefone, Yoga e dispositivos do tipo Surface substituirão tanto o laptop quanto os tablets superiores, os AIOs podem substituir o PC da família ou do quarto para algumas pessoas que só querem um aparelho que podem enfiar num canto e esquecer, e finalmente os desktops provavelmente permanecerão no seu nicho estabelecido entre os jogadores e as empresas.
Você também pode dizer que o streaming é a resposta, que as pessoas precisam de um cliente fino. Além da questão da velocidade da conexão à Internet, você ainda está falando de algo que você tem que pagar por cada mês como um serviço. Isso agradaria a alguns, mas alienaria tanto usuários poderosos que querem mais controle, quanto pessoas com um orçamento que não gostariam de pagar. Eu não contaria 5G e cabo de fibra ótica tornando esta uma opção mais atraente no futuro, mas de alguma forma duvido que alguma vez fará com que possuir um computador seja inútil aos olhos dos tipos de pessoas que ainda querem um. Disposto a comer crow se eu estiver errado ou se as forças do mercado o fizerem de modo a não haver outra escolha prática, no entanto.
Artigos semelhantes
- Galaxy Note 10 Plus revisão: Quais são os 10 pontos-chave que anotamos antes de decidirmos comprá-lo ou não comprá-lo?
- Porque é que os computadores Apple são muito mais caros do que outros computadores pessoais?
- Porque é que as escolas K-12 usam computadores portáteis Chromebooks em vez dos mais populares computadores portáteis Windows?
- Quem faz a melhor mesa permanente (menos de 300 dólares) acessível?