O que fazem os ladrões depois de roubarem um iPhone e, realisticamente, quanto dinheiro ganham com um telefone?
Muitas das respostas estão realmente erradas. Hoje, um iPhone roubado não pode ser usado novamente como um telefone. Ele só pode ser usado para peças de reposição. Seu valor no mercado negro é bastante baixo (mas ironicamente, ainda mais alto do que a maioria dos telefones Android da mesma idade).
Para desbloquear um iPhone roubado, é preciso saber o código de desbloqueio. Actualmente não há forma de decifrar este código. Se o ladrão quiser simplesmente reiniciar o telefone, apagar seu conteúdo e usá-lo como novo, ele ainda precisa do código de desbloqueio. Se ele não o souber, terá de fazer o login no Apple ID do proprietário original. Sem saber a ID da Apple (ou o código de desbloqueio), o telefone será desactivado e não poderá ser utilizado. Simplesmente não há como apagar completamente um iPhone sem conhecer a ID da Apple ou o código de acesso do proprietário. Em outras palavras, um iPhone roubado nunca poderá ser usado por outra pessoa que não seja o proprietário original. Então, a única coisa que um ladrão pode fazer com ele é vendê-lo a alguma pequena oficina de reparos de peças, o que reduz significativamente o valor.
Muitos ladrões de iPhone já sabem disso. Eles sabem muito bem que não podem reiniciar o telefone e vendê-lo a outra pessoa para usar. Eles sabem que ele só é bom para peças. Isto, claro, não os impede de tentar enganar alguém para comprar um iPhone 'usado' barato para eles próprios, só para descobrir mais tarde que é essencialmente um tijolo. Estes ladrões também sabem sobre o Find My Phone e vão desligá-lo imediatamente. Os mais conhecedores também retirarão o cartão SIM e irão a algum lugar sem WiFi para ligá-lo e colocá-lo no Modo Avião a partir do centro de controle. Obviamente, muitos ladrões são estúpidos e tentarão 'hackear' o código de acesso, o que permitirá ao Find My Phone registrar o local, enviá-lo ao proprietário original, e colocar o aviso do proprietário sobre o aparelho roubado.
Com respeito ao Find My Phone, enquanto em teoria é um recurso muito legal, na prática, ele só ajudou a encontrar um telefone roubado algumas vezes. Muito frequentemente, o serviço identifica a localização do aparelho roubado, mas a polícia não faria e não pode fazer nada com base nessas informações. Quando meu iPad foi roubado, eu o rastreei até um local muito específico no Brooklyn, NY. Era uma casa unifamiliar em fila, numa rua tranquila. Não havia dúvidas sobre a sua localização. O aparelho estava online e pingando daquele local por várias horas (o ladrão provavelmente nunca se preocupou em tirá-lo da manga e desligá-lo). Eu notifiquei a polícia de NY, mas eles disseram que não podem alegar causa provável apenas com base nos dados do Find My Phone. Não havia maneira de eu tomar a lei em minhas próprias mãos (não estou na polícia, e não tenho intenção de nunca me aproximar dela). O meu iPad desapareceu (a empresa de aluguer de automóveis reembolsou-me pelo seu desaparecimento, por isso a picada não foi tão má, mas mesmo assim).
iPhones são itens muito menos apelativos para roubar desde 2013 (quando o iOS 7 foi lançado e o bloqueio de activação iCloud foi introduzido), mas continuam a ter valor como peças sobresselentes. Embora o Find My Phone tenha contribuído para a perda do apelo (para ladrões profissionais), não ajuda muito.
Artigos semelhantes
- Como os desenvolvedores ganham ou ganham dinheiro depois de fazer aplicativos para as plataformas iOS, Android e Windows Phone?
- O que fazem os ladrões com os telefones Android roubados?
- O que fazem os ladrões com iPhones roubados?
- Realisticamente, é possível fazer de Harry Potter Wizards Unite sem gastar dinheiro?